Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2019

OLÍVIO DUTRA AJUDOU BANCÁRIOS BAIANOS NA LUTA CONTRA PELEGOS DA DITADURA


Laranjeira e Lustosa: primeira diretoria pós-ditadura (Foto: Smitson Oliveira)
Boa oportunidade para se discutir a conjuntura nesses tempos conturbados de Bolsonaro, Lava Jato e Vaza Jato.

Por Jadson Oliveira – jornalista/blogueiro – editor deste Blog Evidentemente

Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul e quadro histórico do PT, que no próximo dia 27 fará palestra aqui em Salvador sobre a conjuntura brasileira, tem uma ligação histórica com o sindicalismo dos bancários baianos: em 1979, numa assembleia que entrou para a história, no Clube de Engenharia da Bahia, ele conclamou a militância a se unificar para derrotar a pelegada que comandava o Sindicato dos Bancários.

E foi a unificação de todas as tendências políticas de esquerda da oposição sindical – então chamada Movimento Participação – que levou à vitória na eleição sindical de 1981, depois de duas tentativas fracassadas em 1975 e 1978. Olívio foi presidente do Sindicato dos Bancários em Porto Alegre e era então liderança sindical respeitada nacionalmente.

Lustosa (1) gosta de realçar essa vinculação com Olívio, reforçando o peso político que sua experiência como dirigente sindical emprestou ao movimento dos bancários baianos. Claro que Laranjeira (2) também recorda muito bem tais fatos, mesmo porque foi ele quem dirigiu a histórica reunião do Clube de Engenharia e foi ele quem acabou encabeçando a chapa unificada e vitoriosa de 1981.

A militância de Lustosa na oposição bancária de Salvador tem uma particularidade: foi ele o único, entre os mais destacados, que participou desde 1972 – quando militantes bancários começaram a se mexer, após a derrocada do AI-5 – até a chapa de 1981. Integrou então a primeira diretoria do sindicato (1981-1984) no que pode ser considerado como pós-ditadura, pelo menos no âmbito do sindicalismo bancário.

Daí que Lustosa se recorda de que Olívio Dutra ajudou também o movimento desde o início, quando a influência da oposição sindical na Bahia era ainda muito fraca e a repressão da ditadura militar sufocava os anseios democráticos. Em 1974 o então militante sindical gaúcho – ele chegou à presidência da entidade em 1975 - “esteve com a gente aqui em Salvador para nos transmitir experiência e nos orientar na nossa luta, me lembro, nos reunimos na AEABA, associação dos engenheiros agrônomos, ali junto da entrada do bar Quintal/Raso da Catarina, na Avenida Sete”, conta Lustosa.

Esta ligação de Olívio com o sindicalismo baiano é um dos motivos do convite para que ele integre, ao lado do baiano José Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobrás e também quadro histórico do PT), a mesa de palestra/debate no próximo dia 27, conforme detalhado no cartaz acima. Além de Lustosa e Laranjeira, a comissão de organização do evento é composta ainda por Goiano (3).

Observações:

(01) Valdimiro Lustosa Soares trabalhou no Banco do Estado da Bahia (Baneb); depois da gestão sindical, dirigiu a caixa de assistência médica dos funcionários do banco (Casseb).

(02) Osvaldo Laranjeira trabalhou do Banco do Estado de São Paulo (Banespa); começou sua militância em SP, transferindo-se em seguida para Salvador, onde se incorporou à oposição sindical.

(03) José Donizette (Goiano) trabalhou em bancos como o Nacional do Norte (Banorte), militou em várias frentes e integrou também a chapa de 1981. Tem se destacado por sua ação política e cultural, especialmente em Seabra (Chapada Diamantina).

5 comentários:

yanmaneee disse...

supreme
balenciaga trainers
yeezy boost 350 v2
nike x off white
kd shoes
yeezy boost 700
balenciaga sneakers
westbrook shoes
hermes online
off white shoes

tedeth disse...

replica prada nylon bags replica hermes a7w13c5s01 replica bags blog replica radley bags click to investigate i7i26c8f07 replica bags wholesale india look at this site w9x97l8z17 best replica bags online replica bags chicago r8b50x3r05

routhayth disse...

link b1x22l9u67 fake louis vuitton replica bags for sale replica zara bags hermes fake l3n85e1h52 replica radley bags replica bags canada More Bonuses q2e04m7l65 replica bags in delhi

sestoot disse...

replica bags seoul hermes replica handbags w7g53j3x02 replica bags delhi click site m1g22k8a12 replica louis vuitton bag replica bags wholesale in divisoria view it now y4l52p9k49 Louis Vuitton replica Bags replica bags delhi

Unknown disse...

try this out v8n81c2u58 replica louis vuitton bags replica bags wholesale mumbai k8w38x3h54 why not look here r9e27l7e60 buy replica bags online replica bags online y9s56z5r39 replica bags karachi gucci replica handbags e3k29r2u84 replica bags wholesale hong kong