COMPROMISSO SOLIDÁRIO COM O POVO CUBANO

Antonio Barreto (de pé), da Associação Cultural José Martí (Foto: Portal Vermelho)


Trecho da matéria de José Reinaldo Carvalho, editor do portal Vermelho, postagem de 27/05/2012, sobre a convenção de solidariedade a Cuba realizada em Salvador nos dias 24, 25 e 26/maio, objeto de algumas postagens deste blog Evidentemente. O título acima é deste blog. Para ler toda a matéria, clicar em “Brasileiros renovam compromisso pela liberdade dos Cinco”.

(...)

A plenária aprovou por aclamação a “Carta de Salvador de todos os povos e lutas”, a declaração da 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, lida por Antonio Barreto, o Barretinho, presidente da Associação Cultural José Martí da Bahia e do núcleo estadual do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz). Barretinho foi homenageado pela incansável atividade política e organizativa que realizou para garantir a realização da 20ª Convenção.

“Celebramos neste histórico encontro o compromisso solidário e incondicional ao povo cubano e sua revolução”, diz a carta. O documento aprovado assinala que ao longo de mais de cinco décadas “o povo cubano tem sido exemplo de vida e heroísmo para os povos ao redor do mundo”, destacando que a revolução herdou um país pobre, socialmente injusto, ferido por uma ditadura apoiada pelos Estados Unidos. Mas, dizem os convencionais da solidariedade, “em poucos anos o povo cubano, liderado por Fidel Castro, transformou Cuba em uma nação livre, soberana, socialmente desenvolvida, com índices de alfabetização, expectativa de vida, mortalidade infantil e nível cultural comparáveis aos dos países mais desenvolvidos”.

(...)
Cartaz da campanha pela libertação dos cinco cubanos presos políticos dos Estados Unidos, condenados pelo "crime" de se infiltrarem nos grupos terroristas de Miami para evitar atentados contra seu país (Foto: Jadson Oliveira)
Elizabete Palmeiro, mulher de Ramón Labañino, um dos "cinco heróis" cubanos, participou da convenção em Salvador (Foto: Jadson Oliveira)

Comentários

LUCIA disse…
CADE O LINK PARA THIAGO DE MELLO? QUERO SALVAR E ARQUIVAR

LUCIA
Anônimo disse…
pq estão presos?
pq herois?..oque fizeram alem de estarem preso..se estão presos devem ser marginais