Antonio Barreto (de pé), da Associação Cultural José Martí (Foto: Portal Vermelho) |
Trecho da matéria de José Reinaldo Carvalho, editor do portal Vermelho, postagem de 27/05/2012, sobre a convenção de solidariedade a Cuba realizada em Salvador nos dias 24, 25 e 26/maio, objeto de algumas postagens deste blog Evidentemente. O título acima é deste blog. Para ler toda a matéria, clicar em “Brasileiros renovam compromisso pela liberdade dos Cinco”.
(...)
A plenária aprovou por aclamação a “Carta de Salvador de todos os povos e lutas”, a declaração da 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, lida por Antonio Barreto, o Barretinho, presidente da Associação Cultural José Martí da Bahia e do núcleo estadual do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz). Barretinho foi homenageado pela incansável atividade política e organizativa que realizou para garantir a realização da 20ª Convenção.
“Celebramos neste histórico encontro o compromisso solidário e incondicional ao povo cubano e sua revolução”, diz a carta. O documento aprovado assinala que ao longo de mais de cinco décadas “o povo cubano tem sido exemplo de vida e heroísmo para os povos ao redor do mundo”, destacando que a revolução herdou um país pobre, socialmente injusto, ferido por uma ditadura apoiada pelos Estados Unidos. Mas, dizem os convencionais da solidariedade, “em poucos anos o povo cubano, liderado por Fidel Castro, transformou Cuba em uma nação livre, soberana, socialmente desenvolvida, com índices de alfabetização, expectativa de vida, mortalidade infantil e nível cultural comparáveis aos dos países mais desenvolvidos”.
(...)
Elizabete Palmeiro, mulher de Ramón Labañino, um dos "cinco heróis" cubanos, participou da convenção em Salvador (Foto: Jadson Oliveira) |
Comentários
LUCIA
pq herois?..oque fizeram alem de estarem preso..se estão presos devem ser marginais