GABRIELLI FARÁ PALESTRAS EM SEABRA NO DIA 17

Sérgio Gabrielli (Foto: Smitson Oliveira)

Serão dois encontros: pela manhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e no final da tarde, no auditório da UNEB. Em pauta, a Conjuntura Econômica e Política.

Por Jadson Oliveira – jornalista/blogueiro – editor deste Blog Evidentemente

O meio educacional, sindical e político vai estar movimentado, no próximo dia 17, em Seabra, na Chapada Diamantina (interior da Bahia): o professor de Economia José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, estará fazendo palestras na cidade sobre a Conjuntura Econômica e Política do país.

Uma ampla comissão local – com representantes da UNEB, IFBA, CES (Colégio Estadual de Seabra – nível secundário), APLB-Sindicato, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Diretório Municipal do PT, além de outras entidades que poderão se integrar – está encarregada de organizar os eventos, conforme informações de Goiano (José Donizette), conhecido ativista político e cultural da região.

Segundo Goiano, constam da programação duas palestras de Gabrielli, ambas no dia 17, uma quinta-feira: pela manhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e à tarde/noite, a partir das 17:30 horas, no auditório da UNEB. Estão programadas ainda entrevistas a rádios locais.

Além de professor titular (hoje aposentado) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, Gabrielli é antigo militante do movimento estudantil, foi fundador do PT e da CUT. Recentemente foi secretário do Planejamento do estado. Tornou-se conhecido nacionalmente nos seis anos em que presidiu a Petrobras, durante os governos Lula e Dilma.

Numa das mais recentes entrevistas de Lula, na prisão em Curitiba, o ex-presidente confirmou que seu candidato preferencial ao governo da Bahia, quando da sucessão de Jaques Wagner, era Gabrielli (acabou sendo escolhido o atual governador Rui Costa).

Gabrielli tem participado do debate nacional, dentro do PT e no âmbito das forças progressistas, em busca de definições políticas da oposição. Em recente palestra em Salvador, ele discorreu largamente sobre o declínio das atividades industriais e o atual domínio hegemônico do capitalismo financeiro, com as consequentes mudanças no mundo empresarial e no mundo do trabalho. Defende a busca dum novo modelo de desenvolvimento centrado na luta contra a desigualdade.

Com essas palestras (e debates) de Gabrielli, Goiano idealiza incentivar o início dum ciclo de debates em Seabra, pretendendo se estender pelas áreas de cultura e educação. Além da militância política, ele marcou sua presença na região através do Projeto Velame Vivo, movimento social de cunho cultural.  

Comentários