HOJE DEBATE DA CONJUNTURA COM SÍLVIO HUMBERTO, JORGE ALMEIDA, PERY FALCÓN E CELI TAFFAREL

(Contribuição do companheiro Alberto Freitas)
As dificuldades do Governo Dilma e a crise política e econômica são temas do encontro, na noite desta quarta-feira, de ativistas e acadêmicos baianos.
Por Jadson Oliveira (jornalista/blogueiro) – editor do Blog Evidentemente – publicado em 11/11/2015
Nesta quarta-feira, às 18 horas, no Sindae (junto da Biblioteca Central dos Barris – endereço abaixo), ativistas e acadêmicos baianos se encontram para falar do complicado momento político, econômico e social do Brasil, numa situação agravada pelas dificuldades do governo de Dilma Rousseff e pela crise mundial do capitalismo. É o debate batizado aqui no blog de ANÁLISE DE CONJUNTURA: ENTENDER A REALIDADE PARA TRANSFORMÁ-LA.
A discussão, com variadas visões políticas, será aberta com breves exposições de Celi Taffarel, professora da Faculdade de Educação  da UFBa e militante de base do PT (tendência O Trabalho); Jorge Almeida (Macarrão), também professor da UFBa, integrante dos quadros do PSOL, militante da esquerda de larga trajetória desde os duros tempos da ditadura, ex-presidente do PT baiano; Sílvio Humberto, ativista do movimento popular e vereador de Salvador pelo PSB; e Pery Falcón, diretor do Centro de Estudos Victor Meyer (ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da CUT-Bahia).

É o segundo debate sobre o tema (o primeiro foi no último dia 22, no Sindpec) num evento coordenado por José Donizette, mais conhecido por Goiano (do Projeto Velame Vivo, movimento cultural da Chapada Diamantina, interior da Bahia), e pelo professor Carlos Freitas (da Comissão da Verdade da Faculdade de Direito da UFBa). Participam ainda da promoção o CEAS (Centro de Estudos e Ação Social) e este Blog Evidentemente –(www.blogdejadson.blogspot.com).

Subsídio para a discussão

Aproveito para sugerir, como subsídio para as discussões, algumas matérias postadas neste meu blog nos últimos dias abordando a conjuntura nacional e internacional. É o caso de ‘Comparato: A causa da crise é a submissão do Brasil à soberania do capital financeiro - Significado e perspectivas da crise atual’ (link aqui), um assunto bastante debatido no nosso primeiro encontro.

 

Outra matéria é ‘Moysés Pinto Neto: “Direita” e “Esquerda” não formam uma massa consistente no bolo geral da sociedade – O Governo Dilma acabou’ (link aqui).

 

Sugiro também a leitura de ‘Fórum 21 promove ‘Seminários para o avanço social’ em São Paulo, de 9 a 13/11’ (link aqui), para lembrar um aspecto da conjuntura que parece pouco destacado entre nós: a formação de frentes de esquerda para enfrentar a atual ofensiva da direita. O chamado ‘Fórum 21’ é uma delas, mais centrada no “debate de ideias”. Outras, já em ação nas ruas do país (inclusive Salvador) – matérias têm sido publicadas no blog –, são: Frente Povo sem Medo e Frente Brasil Popular.

 

No mais, os organizadores desejam bom e proveitoso debate.

 

SERVIÇO:

O que: debate ANÁLISE DE CONJUNTURA: ENTENDER A REALIDADE PARA TRANSFORMÁ-LA;

Onde: Sindae – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia – endereço: R. Gen. Labatut, 65 - Barris, Salvador - BA, 40070-100 (junto da Biblioteca Central dos Barris) - Telefone: (71) 3111-1700


Quando: nesta quarta-feira, dia 11 – a partir das 18 horas.

Comentários