VENEZUELA: MADURO ANUNCIA A CRIAÇÃO DO BANCO POPULAR E OPERÁRIO

Nicolás Maduro (Foto: Aporrea)
Por Venezuelana de Televisão (VTV – estatal) – nota traduzida do portal Aporrea.org, de 24/05/2014

“Demos o passo definitivo para fundar o ‘Banco Popular e Operário da Venezuela’, o banco da classe operária venezuelana”. Assim anunciou o presidente da República, Nicolás Maduro, ao ordenar a constituição da entidade financeira que respalde as poupanças dos trabalhadores venezuelanos.

O anúncio foi feito durante o ato de entrega do projeto de contrato coletivo dos trabalhadores da administração pública, no Palácio Miraflores, com a participação de representantes da categoria.

“Vamos formar uma comissão financeira para que trabalhe desde já. Dou 30 dias a esta comissão para que apresente o projeto definitivo do Banco Popular e Operário de poupanças da classe operária”, determinou o presidente Maduro.

A proposta do banco foi apresentada ao presidente pela classe trabalhadora e tem por objeto unificar os fundos das caixas de poupanças e contribuições sociais dos trabalhadores, para que sirva de apoio financeiro e respaldo às poupanças.

Também ordenou que seja dado maior respaldo às caixas de poupança, mediante o incremento dos juros auferidos nas instituições financeiras.

“Daí poderão sair empréstimos para moradia e para melhorias da moradia. Unamos isso à Missão Bairro Novo, Bairro Tricolor e à Grande Missão Moradia Venezuela”, orientou Maduro.

Tradução: Jadson Oliveira

Comentários