Economista Maria da Conceição Tavares (Foto de 02/05/2003: Rose Brasil/ABr) |
“As pessoas estão perdidas, não sabem como se guiar
do ponto de vista político, econômico. E com isso a história parece que não se
move. O futuro fica ilegível, amorfo”
“Na verdade, se o PIB é “pibinho” ou não, qual o
problema? vai ser 2%, 3% ou 4%? O problema é ter emprego. Para mim, os critérios
clássicos são emprego, salário mínimo e ascensão social das bases”
Por Maria da Conceição Tavares, economista, na revista Insight Inteligência, de
janeiro/fevereiro/março/2014 (seguem o primeiro e o último tópicos da avaliação
que a nossa economista maior faz do momento político e econômico pelo qual
estamos transitando. Vale a pena ler todo o artigo: para isso, clicle aqui)
MOVIMENTOS UTÓPICOS
Desde o
século XVIII, os movimentos políticos, sociais e econômicos deixaram de se
orientar pela ideia de tradição, substituindo-a pela de um futuro diferente e
melhor. Eles acreditavam que a história tinha um sentido, um objetivo, uma
utopia: criar uma sociedade mais livre e mais igualitária.
A busca
da liberdade pautou o século XIX: liberdade do indivíduo, política e econômica,
representada pela Revolução Francesa. Depois, no século XX, veio o marxismo e a
promessa do reino da igualdade, representada pela Revolução Russa. Foi também
em nome da igualdade que se construiu o Estado do bem-estar, como uma
alternativa ao socialismo.
O
planejamento era uma ideia inseparável dessa visão de mundo. Democratização,
planificação, esse é o século XX. As pessoas acreditavam que o futuro estava
destinado a isso. E orientavam-se politicamente em função da reconstrução do
mundo. Mas essa orientação histórica rumo à liberdade e à igualdade, elaborada
no Iluminismo, acabou no final do século XX.
TRANSIÇÃO PARA O QUÊ?
Acho
difícil saber para onde vamos. Não dá para dizer se o resultado do que está
ocorrendo será positivo ou negativo, à luz do que se conheceu até aqui. O que
ocorre hoje pode ser uma transição ou um apodrecimento. Transição não sei para
quê, porque não há uma utopia prévia. Você podia falar em transição para o socialismo
no século XVIII ou XIX porque estavam lá as manifestações e as utopias prévias.
Mas, agora, a transição para o socialismo quer dizer o quê?
Tudo bem,
pode ser que seja um viés reformista da minha geração... Eu sou uma adolescente
do século XX e me identifico muito com ele, a favor do que era bom, e contra o
que era ruim. Por outro lado, não vejo causas que sirvam para agregar de forma
propositiva tantos interesses fracionados. Ninguém sabe como reagir se não há
conceito e pensamento, organizados a partir de uma utopia. Acho que esta
sensação de impotência, de não se ver ninguém pensando diferente, deriva daí.
Diga-me
um autor relevante que não esteja pensando dessa maneira, prostrado pela falta
de alternativas? Não há ousadia em nada, pelo menos do ponto de vista do
pensar. Ninguém na academia está falando nada muito diferente. Por isso, não
gosto de dar
entrevista, não quero engrossar o coro de lamentação dos intelectuais. Pode ser
que eu já esteja ultrapassada, que esteja velha. Mas é como eu estou vendo. De
qualquer forma, esse ciclo vai passar. Torcemos para que ele não seja longo.
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