COM A PRESENÇA DE 10 PAÍSES, COMEÇA NO EQUADOR A 1ª. REUNIÃO DA ESCOLA SUL-AMERICANA DE DEFESA



O encontro, que se realiza hoje e amanhã (3 e 4 de abril), reunirá delegados da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O objetivo é instruir a população civil e militar da região em matéria de segurança político-estratégica.

Do portal Nodal – Notícias da América Latina e Caribe, de 03/04/2014

O Ministério da Defesa do Equador informou ontem que a capital do país, Quito, será a sede da primeira reunião da Escola Sul-americana de Defesa durante esta quinta e sexta-feira.

Segundo informações do ministério, estarão presentes vários integrantes dos governos da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

A reunião está sendo celebrada nos marcos da Primeira Declaração de Paramaribo da V Reunião Ordinária do Conselho de Defesa Sul-americano. Neste sentido, o Ministério da Defesa equatoriano detalhou que se deve elaborar o regulamento sob o qual funcionará o organismo.

A criação desta Escola Sul-americana de Defesa “contribui para a construção duma visão compartilhada em matéria de defesa a nível regional, fomentando a América do Sul como uma região de paz”.

Espera-se que durante o encontro seja elaborado o regulamento interno da instituição com base no projeto que será apresentado pelo governo equatoriano; assim como o plano de estudos.

Tradução: Jadson Oliveira

Comentários