VENEZUELA: PESQUISA APONTA QUE 57% ACHAM POSITIVO O GOVERNO DE MADURO



O presidente Nicolás Maduro ganhou as eleições presidenciais com 50,61% (Foto: Arquivo Telesur)

Em fevereiro último, uma pesquisa similar apontava que 43% dos venezuelanos consideravam positiva a gestão do presidente

Do sítio na web da Telesur, de 23/03/2014

A última pesquisa “Monitor País” do instituto Hinterlaces, deu conta da elevação para 57% dos venezuelanos que qualificam como positiva a gestão do presidente Nicolás Maduro.

Em fevereiro último, uma pesquisa similar apontava que 43% dos venezuelanos consideravam positiva a gestão do presidente.

Este último estudo foi realizado de 6 a 11 de março, entrevistando 1.200 pessoas.

Sobre a análise de tendência, a sondagem assinala que nas últimas duas semanas se produziu uma recuperação importante da avaliação positiva da gestão de Maduro.

Durante seu programa (na noite deste domingo), o jornalista e político venezuelano José Vicente Rangel (na emissora de TV privada Televen) sustentou que "da mesma maneira, o chavismo cresce, se radicaliza e se entrincheira ante a ameaça sentida pela arremetida da oposição extremista".

Em meio a isso, explicou que ao mesmo tempo "há uma queda importante da aprovação a respeito dos principais líderes da Mesa da Unidade Democrática (MUD – a articulação dos partidos anti-chavistas)".

Detalhou que "esse fortalecimento do chavismo tem a ver com o repúdio à violência, o temor ao caos e a ausência de alternativas, assim como com a iniciativa do governo nacional de convocar o diálogo e a paz".

Continua em espanhol:

El estudio también indagó en torno a la postura de los venezolanos sobre las manifestaciones violentas que han tenido lugar en la nación.

El jefe de Estado ha manifestado en varias ocasiones que todos los avances de su gestión “sirven de base para la consolidación de un país con mayor suma de seguridad social y de estabilidad política”.

El presidente Maduro ha ejecutado la estrategia de Gobierno de Calle (Governo de Rua) durante su gestión. Ésta se caracteriza por realizar visitas y recorridos a los diferentes estados y ciudades del país; y comenzó el pasado 25 de abril, en el estado Zulia (noreste venezolano), luego de que se hiciera con el triunfo en las elecciones presidenciales del país con el 50,61 por ciento de los votos.

Recientemente, ante las acciones que buscan desestabilizar su gobierno con actos de violencia ejecutados por a derecha, el jefe de Estado ha puesto en marcha la Conferencia Nacional por la Paz en diversos sectores.


El 87 por ciento de los venezolanos rechazó las acciones violentas que pretenden llevar a un golpe de Estado en ese país.

En ese orden, los venezolanos reflejaron en la encuesta (pesquisa) que concretarse la salida del presidente legítimo Nicolás Maduro, esta debe estar consagrada en la Constitución, bajo (sob) los esquemas electorales prestablecidos en la Carta Magna.

El 79 por ciento de los venezolanos encuestados (entrevistados) también sostuvo (afirmaram) que las protestas que tienen lugar en una minoría de la población podrían empeorar la situación actual del país.

Tradução: Jadson Oliveira

Comentários