CARACAS: CURTINDO LEMBRANÇAS DA PRAÇA SIMÓN BOLÍVAR (vídeo)



Plaza Bolívar de Caracas
Praça Simón Bolívar, no centro da capital venezuelana (Foto: Agências/Aporrea)








Esta é uma singela comemoração do portal venezuelano Aporrea.org, porta-voz da militância popular e socialista, em postagem do dia 22, domingo, expressando a alegria de viver do povo bolivariano que circula pelo centro da cidade nas vésperas da noite do Natal (eles chamam "la noche buena de Navidad"). 

E o faz justamente mostrando o clima na Praça Simón Bolívar e destacando especialmente uma de suas esquinas, a Gradillas, onde está o simpaticíssimo Café Venezuela. O vídeo mostra também La Librería del Sur e o Cacao Venezuela, tudo ao som dum violinista que faz sua exibição junto do café entupido de gente.

Pego carona para mostrar umas fotos que fiz por lá na minha última temporada caraquenha, junho a outubro/2012, quando da última campanha de reeleição do saudoso presidente Hugo Chávez. É a parte do centro da capital venezuelana pela qual eu mais circulei. Quase que diariamente eu estava por ali. Fazia ponto na Esquina Caliente, lugar de encontro diário dos chavistas, falei dela em várias matérias neste meu blog. Frequentava também o Café Venezuela, que faz parte duma rede estatal.

Ficam também na Praça Bolívar a sede da prefeitura de Libertador, o mais importante e populoso dos cinco municípios que compõem Caracas, o prefeito é o destacado quadro chavista Jorge Rodríguez, reeleito agora na eleição de 8 de dezembro; e a sede do jornal Ciudad CCS (Cidade Caracas), que é do município de Libertador. É um dos três jornais diários que apoiam o governo chavista (um outro - o Correo del Orinoco - é estatal e o terceiro é privado, o único privado que apoia o governo - mais de uma dezena se alinham na artilharia anti-chavista). As fotos:
Esquina Caliente, ponto de concentração diária dos chavistas
Aí é um teatro (esqueci o nome) numa outra esquina da praça
Uma das ruas que dá na Praça Bolívar cheia de cartazes da campanha eleitoral
Café Venezuela numa das esquinas
Foto da praça tirada duma janela do primeiro andar do Café Venezuela
Aí este repórter/blogueiro tomando uma nas proximidades da praça


Comentários