Antonio Banderas durante entrevista à CNN (Foto: Agências/Aporrea) |
Durante a entrevista, a jornalista da CNN formulou a Banderas várias perguntas sobre a atual crise econômica enfrentada pelo mundo e suas possíveis soluções, especialmente as crises que atravessam os EEUU e os países europeus. Ante as questões, o ator assinalou como responsáveis pela crise as grandes corporações que movem os mercados e os governos cúmplices. Imediatamente a entrevistadora perguntou: e como solucionar isso?, o ator foi direto ao responder: “Como o fez Chávez, rompendo com esse sistema”. Diante da resposta do ator, a jornalista ficou muda por segundos com gestos visíveis de surpresa.
O ator justificou igualmente as nacionalizações levadas a cabo por Chávez contra as grandes corporações, “não havia outra saída”, disse.
Além disso, Banderas criticou o presidente Obama, comentando que ele decepcionou o povo estadunidense por não ter cumprido o prometido em suas duas campanhas, ao sucumbir-se às pressões dos mercados e das grandes corporações.
A transmissão foi realizada durante a tarde no programa Frente à Frente, conduzido pela jornalista também espanhola Ana Pastor.
Ainda que a entrevista tenha sido transmitida no dia 3 de novembro (um domingo), as palavras do ator espanhol estão vigentes hoje, amanhã e sempre.
Comentários