COMISSÃO DA CUT QUER MOSTRAR A REPRESSÃO SINDICAL

BH sedia primeiro ato da Comissão Nacional pela Memória, Verdade e Justiça da CUT. Será nesta quarta-feira, dia 11

Do site da CUT-MG, de 06/09/2013

Com o objetivo resgatar a história dos trabalhadores e dos movimentos sociais durante os 21 anos do golpe militar de 1964, a Central Única dos Trabalhadores instaurou a Comissão Nacional pela Memória, Verdade e Justiça. A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais e a Secretaria de Políticas Sociais da CUT/MG realizam nesta quarta-feira (11) o primeiro ato da comissão, com as presenças de dirigentes sindicais, dos movimentos sociais e trabalhadores que foram perseguidos durante a ditadura militar. A atividade será às 15 horas no estacionamento do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador do estado, no bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte, onde estão acampados trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Minas Gerais recebe o primeiro ato da comissão, que terá núcleos em todos os estados. A CUT/MG conta com a colaboração de todos e todas para o levantamento de informações e documentos históricos sobre a repressão contra o movimento sindical no período ditatorial em Minas.

A ditadura foi prioritariamente contra a classe trabalhadora. Mais de 700 sindicatos foram fechados, dirigentes cassados, navios transformados em prisões. A comissão da CUT, com sua estrutura abrangente, tem o desafio de apresentar um trabalho qualitativo, porque cabe a nós, trabalhadores, buscarmos a responsabilização daqueles que torturaram, mataram e cometeram crimes de lesa-humanidade.

A comissão da Central tem também a tarefa de contribuir no debate e no processo de investigação incidindo diretamente nos trabalhos do Grupo “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical” da Comissão Nacional da Verdade. 

Comentários