SNOWDEN SAI DE AEROPORTO MOSCOVITA E ENTRA EM TERRITÓRIO RUSSO




Imagen activa
Moscou, 1 agosto (Agência Prensa Latina) - O ex-analista da Agência Nacional de Segurança estadunidense (NSA, sigla em inglês) Edward Snowden abandonou hoje (quinta, dia 1) a área de trânsito do aeroporto central de Sheremetievo para ingressar em território russo, indicaram fontes oficiais.
Os órgãos de controle de fronteiras receberam os correspondentes documentos do Serviço Federal de Imigração (FMC) para permitir-lhe circular livremente nesta nação, informaram fontes desse órgão, citadas pela Itar-tass.

Snowden encontrava-se no referido terminal aéreo desde 23 de junho, quando chegou ali procedente de Hong Kong, onde denunciou o programa Prism da inteligência norte-americana para espiar Internet, chamadas telefônicas e correios eletrônicos.

Em16 de julho, o estadunidense de 30 anos apresentou uma petição oficial ao FMC de asilo temporário, ainda que seu advogado Anatoli Kucherena adiantou que seu cliente podia receber o asilo, renovável por um ano.

Kucherena indicou que o ex-agente da NSA se encontra em um lugar seguro e seu destino final poderia ser a América Latina.

Ontem, o advogado informou que gerenciava os documentos para permitir a viagem do pai de Snowden à Rússia
.

rc/to/bj

Comentários