NOAM CHOMSKY: OS EUA NÃO SE COMPORTAM, DE FORMA ALGUMA, COMO UMA DEMOCRACIA



Noam Chomsky: "O termo apropriado não é democracia, mas sim plutocracia" (Foto: Arquivo/Aporrea.org)
Por Agências – traduzido do portal venezuelano Aporrea.org, de 17/08/2013

Berlim - "Os Estados Unidos não se comportam, de forma alguma, como uma democracia", disse o filósofo e lingüista estadunidense Noam Chomsky durante o Foro Mundial de Meios de Comunicação realizado, a cada ano, pelo grupo de mídia alemão Deutsche Welle.

Chomsky opinou que a maioria das políticas dos EUA contraria o desejo da maioria do povo, e se remeteu ao estudo das atitudes sociais e a política que mostra uma correlação entre eles.

"Aproximadamente 70% da população - os 70% que se encontram num nível inferior em termos de riqueza/rendas - não tem nenhuma influência sobre a política", explicou.

O crítico avaliou que à medida que alguns avançam na escala de riqueza/rendas, obtêm um pouco mais de influência na política, de tal forma que, ao chegar ao cume – explica - "uma décima parte do 1% obtém basicamente o que querem, quer dizer, determinam a política".

"Assim, o termo apropriado para isso não é democracia, mas sim plutocracia", conclui Chomsky.

Ele comentou que em tais circunstâncias as eleições carecem cada vez mais de sentido, ocorrendo em grande medida "como nos países do Terceiro Mundo", os quais – diz - "são regidos pelas instituições financeiras internacionais".

Comentários