BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ RECEBE REPÚDIO DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Yoani Sánchez (Foto do Brasil de Fato)
Matéria do sítio do jornal Brasil de Fato, de 18/02/2013

Aos gritos de “Fora Yoani”, a blogueira cubana Yoani Sánchez foi recebida na madrugada dessa segunda-feira (18) por movimentos solidários a Cuba, enquanto desembarcava no Aeroporto Internacional dos Guararapes,  em Recife (PE). Segundo o site Brasil247, uma das faixas chamou a dissidente de “agente do serviço dos EUA contra o povo cubano” e um ativista tentou esfregar dólares no rosto de Yoani. “Isto é a democracia”, respondeu a blogueira.

Depois, a ativista pegou o avião para o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, onde também foi recebida com repúdio por manifestantes.

O Brasil é a primeira escala de uma viagem de 80 dias de Yoani pelo mundo. Ela foi beneficiada por uma reforma migratória, realizada pelo governo cubano e, para viajar, precisou apenas do passaporte e visto.

No Brasil, a ativista tem atividades programadas até o próximo sábado (23). Entre elas, está a participação na exibição do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta Dado Galvão, em Salvador e Feira de Santana. Ela também participa de palestra no jornal Estado de S. Paulo e do programa Roda Viva, da TV Cultura, ambos na quinta-feira (21). Conforme noticiou a imprensa, o objetivo é denunciar as restrições à liberdade vivenciadas em Cuba pelos lugares em que passar.

(Para ler mais)

Este blog já publicou várias matérias sobre a "dissidente" cubana, inclusive uma longuíssima entrevista que ela concedeu em Havana ao jornalista francês Salim Lamrani, dividida aqui no Evidentemente em nove partes. Link para a última parte

Comentários

Edinilson Matias disse…
Precisamos de movimentos assim, idealizados por pessoas corajosas como Yoane Sanches.