UM LUTADOR PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Marcelo Salles, jornalista fundador do site Fazendo Media: a média que a mídia faz (Foto: Arquivo do entrevistado)
A ideia surgiu na cabeça de estudantes na Universidade Federal Fluminense (UFF), e se tornou referência na mídia alternativa carioca. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta para sobreviver, o Fazendo Media (FM) segue em frente na resistência. Para contar essa história na 100ª edição entrevistamos o jornalista Marcelo Salles, principal idealizador do projeto. Mesmo na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ainda acompanha os caminhos de sua idealização e, como disse outra colaboradora, é uma figura onipresente no FM.

Salles já colaborou em alguns dos meios alternativos mais expressivos no Brasil, como Carta Maior, Brasil de Fato, Le Monde Diplomatique, Brasileiros e revista Caros Amigos, na qual foi correspondente por mais de 5 anos. Na entrevista ele conta como surgiu o FM, qual é o cenário dos meios de comunicação no Brasil e aponta os desafios e necessidades para construção de uma mídia alternativa em grande escala no país.

(Para ler a entrevista assinada por Eduardo Sá, Jean Oliveira e Raquel Júnia, com o título O Fazendo Media na voz de seu fundador).

Comentários