MORRE AOS 57 ANOS O COMPOSITOR BETO SILVA


(Matéria reproduzida do portal Fala Salvador, postagem inicial de 02/06/2012)

A Bahia está de luto. Morreu na manhã desse sábado, 2, o poeta e músico José Alberto da Silva, mais conhecido como Beto Silva, autor de um dos maiores sucessos da Axé Music, o hit “Prefixo de Verão”, que foi gravado pela Banda Mel, Netinho e Daniela Mercury. Beto foi vítima de um infarto e estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), desde a última quinta-feira, 31, esperando transferência para uma unidade cardiológica.

Desde que o músico chegou ao HGE, diversas solicitações foram feitas à Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado, controladora das vagas em hospitais públicos, inclusive pelo Sindicato dos Médicos (Sindimed). O paciente deveria ser transferido para o Hospital Ana Nery, referência no tratamento de problemas do coração, em Salvador, mas não havia leitos disponíveis.

Entre os amigos do artista, está o professor e ex-vereador pelo PCdoB Everaldo Augusto, que lamentou o ocorrido: "A morte de Beto Silva significa a perda da identidade de uma Bahia rebelde e ao mesmo tempo terna. Sua arte era uma crônica da vida de um homem que via sempre o lado humano da metrópole, tinha a marca do engajamento no conteúdo e o refinamento na forma".

Além de compor músicas da Axé Music, Beto Silva foi presidente da Associação dos Artistas do Pelourinho e articulador político na defesa da revitalização do Centro Histórico.  Além disso, publicou o livro de poemas “Vila Pelô” e foi pioneiro no movimento Jongo no Estado, tendo guardado diversos projetos à espera de patrocínio.

O corpo foi sepultado nesse domingo, no Cemitério Quinta dos Lázaros. Ele deixa mulher e três filhos.

Observação de Evidentemente: Se um artista de sucesso, enfartado, passa pelo vexame de esperar dias para internação e tratamento adequado no sistema baiano de saúde, imagine o que se passa com pessoas pobres, sem visibilidade pública!

Assista a um dos últimos vídeos de Beto, gravado em fevereiro desse ano: http://www.youtube.com/watch?v=kBkHkypUInw

Comentários