CUT E PROFESSORES EM DIA DE MOBILIZAÇÃO


De Salvador (Bahia) - A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e os professores municipais e estaduais, através da APLB-Sindicato, participaram nesta quarta-feira, dia 6, do Dia Nacional de Mobilização para divulgar suas principais reivindicações salariais e de melhoria de condições de trabalho.

O vídeo acima registra mais de uma centena de militantes da CUT percorrendo a Avenida Sete. Com faixas e cartazes e distribuindo panfletos entre os transeuntes, eles saíram do Campo Grande e foram até a Praça da Sé. Segundo o presidente da CUT-Bahia, Martiniano Costa (foto), movimentação semelhante foi feita também na Calçada e na Estação de Transbordo de Cajazeiras.

Sua pauta de lutas inclui mais empregos e melhores salários, redução da jornada de trabalho sem redução de salários, fim do fator previdenciário, combate à precarização do trabalho e à terceirização e reforma agrária, dentre outras.

Ivana Cabral, diretora de Imprensa da APLB, durante a concentração na Praça da Piedade
Protesto dos professores da rede estadual no CAB (Foto: Manoel Porto)
Já a APLB-Sindicato, que é ligada à Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e compartilha muitas das reivindicações gerais, promoveu duas concentrações: uma na Piedade, centro da cidade, para exigir do prefeito João Henrique uma série de medidas visando a melhoria da educação, dentro do recém lançado Movimento "A escola que temos e a escola que queremos".

A outra foi no Centro Administrativo (CAB), onde protestaram contra o não pagamento de diferenças salariais originadas a partir da URV, unidade monetária adotada quando da instituição do Plano Real, em 1994. Neste caso, a cobrança vai para o governador Jaques Wagner. O assunto já tinha sido bastante destacado pelo professorado durante o desfile do 2 de Julho. 

Comentários

Agora deu saudade da minha terrinha, quantas passeatas, caminhadas e serenatas fiz do Campo Grande a Praça da Sé. O video ficou muito bom companheiro Jadson