RINCÓN DEL BRASIL EN CUBA: CULTURA E SOLIDARIEDADE

No momento em que o governo e o povo cubanos buscam novas formas para aprimorar o socialismo, está nascendo em Havana um “rincón”, um ponto de encontro, também chamado Memorial Hélio Dutra, onde os brasileiros terão todas as condições de conhecer a rica cultura da Ilha, exercitar a solidariedade e, ao mesmo tempo, mostrar também o que o Brasil tem de bom.

Será o cantinho onde os amigos dos dois países possam se conhecer melhor e expandir uma grande amizade. Trata-se de um antigo sonho do cubano Ramón Orlando Venegas Coto, o popular Mongui, uma espécie de embaixador informal para muitos dos jovens brasileiros que deixam seu país, temporariamente, com a meta de se tornarem médicos, graças ao espírito solidário do governo cubano.

O memorial foi inaugurado em Havana no último dia 8 de janeiro
Atividades musicais no ato de inauguração no Taller de
Transformación del Barrio Príncipe
O nome oficial é Rincón del Brasil en Cuba – Memorial Hélio Dutra. Foi inaugurado no último dia 8 de janeiro. Fica em Vedado, área muito conhecida na capital cubana, num centro comunitário chamado Taller (oficina) de Transformación del Barrio Príncipe (Calle – rua – Zapata, entre Basarrate e Mazón). O local vai passar por uma reforma para abrigar melhor o próprio memorial e outras atividades da comunidade. A idéia é que passe a ser frequentado por brasileiros que visitam Cuba, por estudantes brasileiros que vivem na Ilha e pelos moradores do bairro.

Seus objetivos principais são:
1 – Divulgar a cultura cubana e a brasileira entre brasileiros e cubanos, através da realização de atividades culturais e artísticas;
2 – Estreitar os laços de amizade e solidariedade;
3 – Intensificar o intercâmbio científico, cultural e artístico entre os dois países;
4 – Desenvolver atividades comemorativas das datas históricas de Cuba e Brasil.

Segundo os coordenadores do novo Rincón, serão promovidos diversos tipos de atividades, sempre buscando divulgar as coisas dos dois países, nos mais diferentes campos: música, culinária, exposição de obras artísticas (pintura, escultura, artesanato), de acervo bibliográfico (literatura, cinema, artes em geral, política, história, arquitetura), acervo de CDs e DVDs. Também deverão ser organizados debates e estudos sobre temas da realidade, além de encontros festivos e recepção a delegações e brigadas de solidariedade.
Pensa-se ainda em oferecer um curso de português.


O casal Ela Álvarez Delgado (cubana) e Hélio Dutra Domingues (brasileiro)
Hélio Dutra: o mais brasileiro dos cubanos e o mais cubano dos brasileiros


O nome do memorial é uma homenagem ao brasileiro Hélio Dutra Domingues, que, ainda jovem, foi trabalhar e viver em Cuba e de lá não quis mais sair. Morreu aos 96 anos (completados em 21 de novembro de 2004), 60 dos quais vividos na Ilha. Casou-se pela terceira vez, em 1968, em Havana, com a cubana Ela Álvarez Delgado, companheira dos seus últimos 36 anos.

Hélio Dutra se identificou com a revolução cubana e foi um lutador em defesa da solidariedade entre brasileiros e cubanos, chegando a tornar-se um símbolo da amizade entre os dois povos. Escreveu em 1988 o livro Querida Ilha, que tem duas edições esgotadas, o qual mereceu do jornalista e escritor Fernando Morais, autor de obras consagradas como A Ilha (sobre Cuba), o seguinte elogio: “Mostra mais do que um retrato heróico da revolução cubana, pois é acima de tudo uma apaixonada declaração de amor”.


(Logo abaixo a versão em espanhol, em homenagem aos amigos cubanos. Desculpem os erros, deve ter alguma coisa em portunhol).


Comentários

Unknown disse…
Que bom! Mongui não esqueceu mesmo. Amor, agora vc tem mais um motivo pra voltar à Cuba. Bj
Unknown disse…
Hola querido compañeros continuamos la lucha ,esperando su regreso ,sus amigos siempre lo procuran Abrazos