“A gente é do tamanho do sonho”

De Curitiba(PR) - Ele lamenta ter começado tarde, mas não desanima e vai se superando a cada prova. Nasceu Antonio dos Santos Lima, lá em Lindoeste, antigo distrito (hoje cidade) de Cascavel, considerada a capital do oeste do Paraná. Desde menino, de família modesta, vivia correndo pelas ruas, pelas estradas de barro, “parece um doido”, comentavam as pessoas.


Hoje, esbelto, biotipo adequado, em paz com a vida, 37 anos, virou o corredor Antonio Lima, atleta, maratonista, bastante conhecido entre os meios esportistas, acumulando 28 troféus e 125 medalhas। Na última maratona melhorou em sete minutos a sua marca। “É isso, você tem de se superar a cada dia, esse é o segredo, a disputa não é propriamente com os adversários, é com você mesmo”, diz।

Nosso atleta com a filha Mariana

Em 19 de abril último, em Florianópolis, na Maratona de Santa Catarina (uma maratona oficial significa 42 quilômetros e 195 metros), ele fez em três horas। Um mês e pouco depois (24 de maio), cravou 2:53 horas na Maratona Internacional de Porto Alegre। Conseguiu baixar sete minutos. (Para comparação, o atual recordista mundial de maratona, o etíope Haile Gebrselassie, ostenta a marca de 2:04 horas).

LOGROU O PRIMEIRO LUGAR na Corrida Mundial da Saúde de Curitiba (10 quilômetros) em abril deste ano, entre os cerca de 1.500 participantes. E a terceira posição na categoria máster (faixa etária de 35 a 39 anos) na Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu (21 quilômetros), em julho/2008, com o tempo de 1:15 hora.

Já participou de três edições – 2006, 2007 e 2008 - da Corrida de São Silvestre (15 quilômetros pelas ruas de São Paulo), certamente a mais conhecida do grande público, já que é transmitida pela Rede Globo, anualmente, no dia 31 de dezembro. Marcou o melhor tempo na última, em 2008, com 57 minutos.


É sempre assim. Os melhores desempenhos são sempre os últimos, daí seu otimismo: “Eu quero, eu posso, eu consigo”, proclama. Mas a idade, à medida que avança, não reduz o rendimento físico? Antonio Lima garante que, para contrapor a isso, há três fatores fundamentais: a vontade, a aprendizagem e o treinamento.

Vem assim a recuperação, apesar do início tardio. Veio para Curitiba em 1997 e só em 2002, portanto aos 30 anos, começou a participar de corridas. A primeira, de 10 quilômetros, foi a da Polícia Militar do Paraná, na qual chegou aos 48 minutos. Hoje, seu tempo numa corrida semelhante é 33:15 minutos.
SUPORTE” E TREINAMENTO - O que mudou? Simplesmente, a partir de 2007, há apenas dois anos, passou a ter o que chama de “suporte”, ou seja, preparador, orientador, nutricionista. E, claro, treinamento sistemático: treina três vezes por semana em pistas e parques (no Barigui, por exemplo) e faz academia, fortalecimento muscular, duas vezes por semana.

Todo “suporte” veio junto e a partir dos patrocinadores. São quatro empresas: a MAXIPAS, de saúde ocupacional, o grupo DSR VLOX, de transporte de carga, CONTAX Contabilidade, escritório contábil, e FAVARIN Veículos, revenda de automóveis.
Isso ao lado de um estilo de vida austero, saudável, com muita disciplina, o que não representa qualquer sacrifício, pois diz fazer tudo por prazer। Óbvio que não bebe bebida alcoólica e não fuma, com uma ressalva: “Sou fumante passivo”। É que Antonio Lima é garçon no Stuart, tradicional bar numa área privilegiada da capital paranaense, na Praça Osório, juntinho da badalada Boca Maldita (Rua das Flores, trecho da Rua XV). Em compensação – outra ressalva -, “o patrão é também um ‘suporte’ pra mim, pois não atrapalha minhas viagens”.
CORRER, ENTÃO, É A REALIZAÇÃO DE SUA VIDA. E enquanto prossegue com os treinamentos, visando os próximos compromissos – Meia Maratona de Assunção, Paraguai, em agosto, e a Maratona das Águas, em Foz do Iguaçu, em setembro -, ele não se cansa de exaltar os benefícios do esporte.

- É uma filosofia de vida. O esporte ensina você a ganhar e a perder. Talvez você não seja o melhor, mas luta para que o melhor seja feito. Pode não resolver tudo na sociedade, mas tenho certeza de que ajuda a resolver os problemas. Para o jovem, o esporte só tem a somar.

São convicções que o empurram para frente. Casado com Maria Naísa, conta, por exemplo, que sua filha Mariana, de cinco anos, gosta muito de esportes e ele faz tudo para incentivá-la. E, já tendo o segundo grau completo, sonha em cursar faculdade na área esportiva e tocar um projeto de incentivo a crianças carentes. Já tem até o nome engatilhado: Projeto Formiguinha.

A força do sonho e da vontade. Ele repete: “Eu quero, eu posso, eu consigo. A gente é do tamanho do sonho”. Este é Antonio Lima, 37 anos, ganha-pão – garçon, paixão da vida – corredor, desde menino.

(Mais informações, algum tipo de colaboração ou patrocínio, favor contactar através do e-mail antonio.corrida@hotmail.com ou pelo Orkut – Antonio dos Santos Lima ou pelo telefone (041) 91359827).

Comentários