Como fazer a cabeça do povo

Sede do governo cubano

“Só está faltando Cuba. Eu espero que Fidel Castro, Raúl (Castro) e muitos outros sejam punidos por maltratar, torturar e assassinar a muitos cubanos”. Esta pesada acusação abre um pequeno comentário, feito por alguém que assinou como “anônimo” aqui no meu blog, a respeito do artigo “Direitos Humanos: Brasil na vanguarda do atraso”, postado no último dia 24 (foi publicado também no blog Fazendo Media: a média que a mídia faz).

É realmente chocante ver pessoas arrotarem “verdades absolutas” como se fossem opiniões próprias, genuínas, nascidas do seu livre pensar. Uma espécie assim de revelação paranormal. “Tortura em Cuba nos últimos 50 anos? Nunca ouvi falar de nenhum caso”, respondi ao “anônimo” exagerando de propósito na linguagem e tentando mostrar o quanto ele está desinformado.

Acusar o regime cubano de “maltratar, torturar e assassinar” opositores, uma coisa corriqueira nas recentes ditaduras brasileira e sulamericanas, é, simplesmente, repetir o que diz (ou dá a entender) quase todos os dias a nossa grande mídia, sem o mais leve exercício do livre pensar.

Tradição humanística da revolução cubana

Claro que as lições dadas pela revista Veja e jornais e TVs irmanados ensinam o contrário. Mas a esquerda e os homens/mulheres de bem têm o dever/direito de proclamar: o socialismo cubano pode ter muitos defeitos, mas não tortura e assassina opositores, nunca o fez. Vou mais longe, arriscando-me a levantar a indignação dos direitistas de plantão: a revolução cubana nasceu e viveu, mesmo com mil e uma dificuldades, sob uma tradição humanística que faz jus aos sonhos generosos da geração dos anos 60.

Talvez o que mais simbolize esta tradição seja o fato dos então rebeldes da Sierra Maestra adotarem o hábito de cuidar dos inimigos feridos após as batalhas que venciam, um fato histórico já enterrado na poeira do tempo, do qual gostaria muito que a juventude soubesse. Um dos médicos (ou, pelo menos no início, o médico) dos guerrilheiros era um argentino chamado Ernesto Guevara, que em seguida foi promovido a comandante e se tornou uma lenda chamada El Che.

Pode-se contraditar com uma série de procedimentos ocorridos no processo cubano: os julgamentos e execuções no fragor da vitória da luta armada; a existência até hoje da pena de morte, mesmo muito raramente aplicada; a manutenção do partido único e meios de comunicação só estatais; a perseguição às religiões no início do novo regime, o que foi corrigido mais tarde; a intolerância contra os homossexuais, o que só agora vem-se tentando corrigir.

Em suma, o socialismo cubano demonstra um engessamento perigoso nas questões que podemos chamar de democráticas. A tendência a identificar os críticos, que são uma minoria, como "contra-revolucionários" financiados pelo governo dos Estados Unidos, o que não deixa de ser verdade para grande parte. Porém, serão todos os insatisfeitos financiados pelo império?

Mudança rumo às “delícias” do mercado

Cuba é uma pauta permanente da grande mídia internacional, sempre afinada com as táticas/estratégias do império norte-americano. Os temas às vezes se renovam – ultimamente são as greves de fome de dissidentes presos e as manifestações de Las Damas de Blanco -, mas o enfoque é sempre o mesmo, a necessidade de mudanças. Para corrigir e aperfeiçoar o sistema socialista? Claro que não! A grande imprensa sonha com mudanças rumo ao capitalismo (leia-se, colonialismo), rumo às “delícias” do mercado, rumo às “delícias” do consumismo.

Na minha curta resposta ao “anônimo”, mencionei as imensas vantagens do regime cubano para os mais pobres, mas quero me ater aqui à questão crucial das torturas e assassinatos. Digo de novo: é chocante ver as pessoas repetirem aleivosias que a nossa grande imprensa mete na cabeça do povo, através do velho método nazista de repetir uma mentira mil vezes até que ela se torne uma verdade.



Como criar uma “matriz de opinião
Quando estive na Venezuela (março a maio/2008), se discutia muito por lá sobre a criação de “matriz de opinião”, conforme os sábios ensinamentos dos serviços de inteligência estadunidenses (Agência Central de Inteligência – CIA, sigla em inglês)।


Cheguei a participar de um seminário sobre terrorismo midiático। É assim: os meios de comunicação dizem todo santo dia que o presidente Hugo Chávez é um

ditador, um truculento, criando aí a tal matriz de opinião. No dia em que a imprensa noticia que Chávez fez um ato truculento, mesmo que a coisa tenha sido distorcida ou simplesmente inventada, as pessoas estão prontas para acreditar. (Sobre isso escrevi o artigo Proibição de os simpsons e matriz de opinião, postado aqui no blog em 20/05/2008, e reproduzido no sítio da revista Caros Amigos ).

Na época li um livro espetacular sobre os mecanismos para se botar mentira na cabeça do povo, intitulado “A formação da mentalidade submissa” – tradução literal, de autoria do professor espanhol Vicente Romano. Encontrei na Internet editado por Rebelión - http://www.scribd.com/doc/5865328/La-formacion-de-la-mentalidad-sumisa. Não sei se há alguma edição em português).

Então, no caso de Cuba, é a mesma coisa. Se se trata de uma ditadura, como repetem sempre os jornais, as TVs e as rádios, claro que existem torturas e assassinatos de opositores. Às vezes, não é necessário nem mais noticiar o suposto fato. Depois de consolidada a matriz de opinião, a pessoa, jactando-se de ter opinião “própria”, já deduz e chega às suas “próprias” conclusões.

Há muitos problemas a serem discutidos, avaliados, criticados, com relação a Cuba, mas vamos tentar ser criteriosos: pelo que sei, não há caso/casos de tortura/assassinato de opositores atribuídos ao governo socialista cubano, cuja denúncia ou comprovação parta de pessoas, entidades ou instituições confiáveis.

(Vivi em Cuba oito meses, de julho/2007 a fevereiro/2008. Sobre a realidade cubana escrevi “Crepúsculo ou Alvorecer?”, postado no blog Pilhapuradejoaninha.blogspot.com , em 14/12/2009 ).

Comentários

Jadson disse…
Só agora com o link para o artigo sobre Os Simpsons vi o comentário assinado por Rob Ville, feito dois meses depois da postagem no meu blog (comentário, aliás, enriquecedor, como foi também o do companheiro Ernandes). É que ele escreveu depois de ler na seção de cartas da Caros Amigos (o pessoal da revista postou no sítio e depois reproduziu como carta).
Um alô (atrasadíssimo) para o Rob Ville.
Anônimo disse…
Beleza de matéria. Nossa opinião é realmente forjada pela Mídia Gorda. Queria ser paciente para ainda escutar essas pessoas e poder discutir com elas, seria educativo para ambos, mas hoje só faço ignorar a ignorância.

Fabiano
Concordo Fabiano ...
esse Jadson é genial..
da outra vez eu estava me referindo a sua "lucidez" Jadson de quando voce não bebe.. hehehe
um forte abraço companheiro!!!!
Jadson disse…
Com leitores assim, fico todo cheio. Fabiano é meu filho e Jonas também, um caçula que encontrei em Curitiba, grande amizade.
Mas Fabiano, vc é professor e muito jovem ainda, não pode ignorar a ignorância, tem de conversar, discutir...
E Jonas, gostei do "lucidez quando não bebe", é isso mesmo, companheiro, tenho que aproveitar os intervalos das cachaçadas.
Jadson disse…
Transcrevo o comentário feito no blog Fazendo Media: a média que a mídia faz, sobre o mesmo artigo:

Comentário de Amauri José
Em 10/06/2010 às 15:13

É meu caro Jadson, é muito complicado fazer as pessoas compreenderem o que se passa no mundo. Inclusive na questão da manipulação que todos nós estamos acostumados a ver diariamente na grande mídia, um caso desse aconteceu comigo quando eu era aluno do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Quando uma professora de sociologia perguntado a mim e aos meus colegas de sala se conheciam o nome de algum ditador cruel? eu a respondi os seguintes nomes: HItler da Alemanha, Saddam do Iraque,Mocutú do Congo e outro que eu nem me lembro mais. Mais ai ela perguntou quais foram os grandes lideres que a humanidade já conheceu?, ai uma garota que eu nem me lembro o nome respondeu: Nelson Mandela ela concordou e explicou a importância da luta contra apartheid e tudo mais; mas quando chegou a minha vez de mencionar o nome de Fidel Castro e The Guevara!, ai ela saltou todos os tipos de criticas negativas a respeito do regime cubano, disse: para todos que faziam terrorismo, execulsões sumárias que eram ditadores da pior espécie. Eu na minha falta de conhecimento a respeito do assunto fiquei calado, só ouvindo o discurso dela, fique até meio constrangido por ter mencionado tais nomes dessas duas pessoas como grandes lideres. Durante muito tempo fiquei achando que tudo o que ela falou naquele dia tivesse muita verdade por eu ser uma pessoa que não gostava de ler, e muito menos de estudar. Mas com o tempo depois passei a prestar mais atenção na leitura e comecei a ler livros a respeito de ditaduras militares na América do Sul e percebi quem estava por trás de todas elas eram justamente o país que mais faz propaganda contra Cuba : os EUA, e também percebi que na época essa mesma professora gostava muito de ler a revista veja, não dava muita importância para esse detalhe, mas hoje sei que os grandes meios de comunicação tem levado povo a pensar da mesma maneira que a minha ex professora.
Anônimo disse…
Oi Jadson:

Embora tem mais de um mês que você me respondeu, eu vou lhe falar sobre Cuba, os direitos humanos,as torturas e os assassinatos na ilha.
Meu comentário não foi gozação, nem manifestação de desinformação Jadson.
Eu entendo a razão por a qual você não conhece das torturas, maltratos e assassinatos que são praticados em Cuba. Lá existe um governo totalitário, e jamais a imprensa publicará atos de descrédito ao governo, porque não existe liberdade de expressão. Eu já falei para o Frei Betto, agora falo para você também. É precisso saber a verdade sobre Cuba para depois escrever sobre esse país sem se deixar levar por a paixão dos sonhos dos anos 60. Fazer uma viagem a Cuba e não conhecer o que vedadeiramente acontece na ilha é uma pena. Saiba que Cuba tem sido condenada muitas vezes por a ONU por não respeitar os direitos humanos.Também por Amnistia Internacional, e por o Parlamento Europeio. Os própios cubanos que tem sido vítimas de torturas, denunciam frequentemente a violação dos direitos humanos na ilha. São praticadas torturas tanto fisicas como psicológicas. Não são noticias novas as condenas a Cuba Jadson. Hoje vocês podem ver nas condições que se encontram muitos presos políticos que tem sido liberados.
Quando você disse que nunca ouviu falar de ninhum caso de tortura nem assassinato na ilha, você demonstra que não conheçe a realidade cubana. Eu tenho escrito no seu blog grande parte dessa realidade, mas parece que foi o meu último comentário o mais importante para você, pois você me respondeu. Eu conheço muito sobre Cuba Jadson, o que eu escrevo não é mentira, falo com muita seriedade e emoção sobre Cuba porque minha nacionalidade é cubana e lógicamente não precisso da influência da imprensa brasileira para falar sobre minha terra. Sabe Jadson, quando as pessoas da esquerda se encontram com pessoas que pensam de forma diferente a eles, culpam a imprensa, aos USA, ao consumismo.Ter um criterio contrário é um sinal de ignorância, e falsedade?

Antes de continuar meu comentário devo lhe dizer que a foto que aparece no seu artigo “Como fazer a cabeça do povo”, não é a sede do governo cubano.
Anônimo disse…
Você pertence à geração dos anos 60, que sonhavam um Brasil como a Cuba de Fidel Castro e ainda acha que tudo é maravilhoso na ilha.Jadson o socialismo cubano não deu certo, não deu mesmo. É uma utopia. Fidel Castro colocou a Cuba na miseria, nada funciona bem no país. Acredite.
Em Cuba se importa o 80% dos produtos que são consumidos. Só são produzidos um 20%. Como pode acontecer isso em um país onde a agricultura é o mais importante?.

O povo cubano foi enganado sempre.Fidel lhe disse ao povo que o país não sería comunista, ele não era comunista. Mas para ter o poder absoluto do país, aceitou o apoio da Rusia e virou comunista.Traiu aos companheiros de luta que lutaram por ter um país democrata, com eleições livres.Para se manter no poder, Fidel Castro eliminou a todos aqueles que não concordavam com ele, fez desaparecer a Camilo Cienfuegos, entre outros muitos.Outros companheiros, como o comandante Huber Matos, ficaram 20 anos na prissão. Quem não concordasse com Fidel Castro, estava condenado e até hoje acontece.
Os funcionários do governo mandam seus dirigentes gritar nas manifestações contra a dissidencia frases como”: As ruas são de Fidel” como se Fidel tivesse comprado as ruas de Cuba.
Muitas das coisas que você conhece de Cuba estão nos livros. O que você viveu em Cuba não foi suficiente para você perceber a realidade. Acho que um encontro com a dissidencia cubana, essa que hoje está em efervescência tivesse sido muito útil na sua viagem. Hoje você teria muito material sobre as torturas, maltratos e assassinatos em Cuba, assim como também teria muito material sobre o uso das drogas, a verdadera situacão da moradia em Cuba, dos hospitais, da prostitução infantil e dos turistas pedófilos que viajam a Cuba na procura do sexo barato. Teria informação sobre a humilhação de mulheres cubanas universitárias e professionais que tem que se prostituir para alimentar aos filhos, você teria material para mostrar a corrupção dos policiais, você teria material para mostrar as denuncias dos grupos dos direitos humanos na ilha sobre a represão e os abusos policiais.
Lhe informo que um dos movimentos dissidentes que existem em Cuba chama-se Comisión de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional, cujo objetivo é denunciar os abusos, e maus tratos que sofrem os cubanos na ilha.

Cuba não é ninhum paraiso para os cubanos, isso NÃO É VERDADE Jadson. Os cubanos sofrem diariamente ante as carências e necessidades que existem. O pensamento diario dos cubanos é “ o que vou comer hoje”?. Todos os cubanos são pobres, por culpa do governo que não permite a iniciativa privada.E até a situacão da fome em Cuba é vista como um arma que usa o governo, pois quando tem fome, as pessoas só pensam em satisfazer ao estômago.Por gentileza, podem assistir no youtube.com
Anônimo disse…
Você pertence à geração dos anos 60, que sonhavam um Brasil como a Cuba de Fidel Castro e ainda acha que tudo é maravilhoso na ilha.Jadson o socialismo cubano não deu certo, não deu mesmo. É uma utopia. Fidel Castro colocou a Cuba na miseria, nada funciona bem no país. Acredite.
Em Cuba se importa o 80% dos produtos que são consumidos. Só são produzidos um 20%. Como pode acontecer isso em um país onde a agricultura é o mais importante?.

O povo cubano foi enganado sempre.Fidel lhe disse ao povo que o país não sería comunista, ele não era comunista. Mas para ter o poder absoluto do país, aceitou o apoio da Rusia e virou comunista.Traiu aos companheiros de luta que lutaram por ter um país democrata, com eleições livres.Para se manter no poder, Fidel Castro eliminou a todos aqueles que não concordavam com ele, fez desaparecer a Camilo Cienfuegos, entre outros muitos.Outros companheiros, como o comandante Huber Matos, ficaram 20 anos na prissão. Quem não concordasse com Fidel Castro, estava condenado e até hoje acontece.
Os funcionários do governo mandam seus dirigentes gritar nas manifestações contra a dissidencia frases como”: As ruas são de Fidel” como se Fidel tivesse comprado as ruas de Cuba.
Muitas das coisas que você conhece de Cuba estão nos livros. O que você viveu em Cuba não foi suficiente para você perceber a realidade. Acho que um encontro com a dissidencia cubana, essa que hoje está em efervescência tivesse sido muito útil na sua viagem. Hoje você teria muito material sobre as torturas, maltratos e assassinatos em Cuba, assim como também teria muito material sobre o uso das drogas, a verdadera situacão da moradia em Cuba, dos hospitais, da prostitução infantil e dos turistas pedófilos que viajam a Cuba na procura do sexo barato. Teria informação sobre a humilhação de mulheres cubanas universitárias e professionais que tem que se prostituir para alimentar aos filhos, você teria material para mostrar a corrupção dos policiais, você teria material para mostrar as denuncias dos grupos dos direitos humanos na ilha sobre a represão e os abusos policiais.
Lhe informo que um dos movimentos dissidentes que existem em Cuba chama-se Comisión de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional, cujo objetivo é denunciar os abusos, e maus tratos que sofrem os cubanos na ilha.

Cuba não é ninhum paraiso para os cubanos, isso NÃO É VERDADE Jadson. Os cubanos sofrem diariamente ante as carências e necessidades que existem. O pensamento diario dos cubanos é “ o que vou comer hoje”?. Todos os cubanos são pobres, por culpa do governo que não permite a iniciativa privada.E até a situacão da fome em Cuba é vista como um arma que usa o governo, pois quando tem fome, as pessoas só pensam em satisfazer ao estômago.Por gentileza, podem assistir no youtube.com
Anônimo disse…
Você pertence à geração dos anos 60, que sonhavam um Brasil como a Cuba de Fidel Castro e ainda acha que tudo é maravilhoso na ilha.Jadson o socialismo cubano não deu certo, não deu mesmo. É uma utopia. Fidel Castro colocou a Cuba na miseria, nada funciona bem no país. Acredite.
Em Cuba se importa o 80% dos produtos que são consumidos. Só são produzidos um 20%. Como pode acontecer isso em um país onde a agricultura é o mais importante?.

O povo cubano foi enganado sempre.Fidel lhe disse ao povo que o país não sería comunista, ele não era comunista. Mas para ter o poder absoluto do país, aceitou o apoio da Rusia e virou comunista.Traiu aos companheiros de luta que lutaram por ter um país democrata, com eleições livres.Para se manter no poder, Fidel Castro eliminou a todos aqueles que não concordavam com ele, fez desaparecer a Camilo Cienfuegos, entre outros muitos.Outros companheiros, como o comandante Huber Matos, ficaram 20 anos na prissão. Quem não concordasse com Fidel Castro, estava condenado e até hoje acontece.
Os funcionários do governo mandam seus dirigentes gritar nas manifestações contra a dissidencia frases como”: As ruas são de Fidel” como se Fidel tivesse comprado as ruas de Cuba.
Muitas das coisas que você conhece de Cuba estão nos livros. O que você viveu em Cuba não foi suficiente para você perceber a realidade. Acho que um encontro com a dissidencia cubana, essa que hoje está em efervescência tivesse sido muito útil na sua viagem. Hoje você teria muito material sobre as torturas, maltratos e assassinatos em Cuba, assim como também teria muito material sobre o uso das drogas, a verdadera situacão da moradia em Cuba, dos hospitais, da prostitução infantil e dos turistas pedófilos que viajam a Cuba na procura do sexo barato. Teria informação sobre a humilhação de mulheres cubanas universitárias e professionais que tem que se prostituir para alimentar aos filhos, você teria material para mostrar a corrupção dos policiais, você teria material para mostrar as denuncias dos grupos dos direitos humanos na ilha sobre a represão e os abusos policiais.
Lhe informo que um dos movimentos dissidentes que existem em Cuba chama-se Comisión de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional, cujo objetivo é denunciar os abusos, e maus tratos que sofrem os cubanos na ilha.

Cuba não é ninhum paraiso para os cubanos, isso NÃO É VERDADE Jadson. Os cubanos sofrem diariamente ante as carências e necessidades que existem. O pensamento diario dos cubanos é “ o que vou comer hoje”?. Todos os cubanos são pobres, por culpa do governo que não permite a iniciativa privada.E até a situacão da fome em Cuba é vista como um arma que usa o governo, pois quando tem fome, as pessoas só pensam em satisfazer ao estômago.Por gentileza, podem assistir no youtube.com
Anônimo disse…
Me desculpe,ficou repetido um texto 3 vezes.Mas o comentário continua.
Anônimo disse…
“Cuba-miseria de un pueblo”
“Cuba-habla el pueblo cubano en la isla”
“La realidad de Cuba hoy”.
São videos sobre Cuba, para as pessoas interessadas em conhecer a verdadeira situacão do povo cubano. Muitos dos videos são gravados através dos telefones celulares, graças à tecnología o mundo está conhecendo melhor a situacão na ilha.
Graças a divisão da familia, outra situacão provocada por o governo, os cubanos que moram no exterior enviam ajuda frequentemente aos familiares. Dinheiro, alimentos, medicamentos, lampadas de luz, baldes, basouras, torneras, sabonetes, sabão em pó, tudo.Os cubanos são vestidos e alimentados por os familiares que moram no exterior. Quando recebem dinheiro, muitas vezes as lojas de CUC estão sem produtos, e embora existe o mercado negro, os produtos são muito caros, incluso nos mercados estatais nos quais um amigo comprou 4 pimentos por 30.00 pesos. Uma loucura.
Os ricos, Fidel e Raúl Castro, são donos de varias casas luxosas.Se alimentam de langostas, carne de boi, mariscos, e outros alimentos prohibidos para o povo.Eles e os filhos tem varios carros, e vão de ferias a caçar , vivem sem preocupacões, viajam por o mundo todo. E o povo na miseria por a teimosia de um sem vergonha que sempre esteve interessado no poder, e jamais no seu povo.

Cuba não dá 10 a 0 em direitos humanos Jadson, por amor de Deus.Você não tem ideia do que está dizendo. Em Cuba se fazem barbaridades. Você não assistiu os vídeos das Damas de Blanco nos meses de fevereiro até maio?. Por gentileza, podem assistir no youtube.com:
“Ignominia a las Damas de Blanco”
“DAMAS DE BLANCO CUBA Policías cubanos apalean y encierran a mas de 30 Damas de Blanco”
“Las torturas de Castro”

É verdade que a escola é de graça, mas as criancas são adoutrinadas o tempo tudo. Elas tem que repetir as frases revolucionárias, seguir ao governo, fazer o que o governo manda e não o que querem fazer, recebem a historia do país cheia de mentiras. E quem está contra do governo, e realiza atividades na oposição não pode estudar.
Anônimo disse…
A saúde pública é gratuita. Nestos momentos está horrível a situacão dos hospitais, todos sujos, em más condições. Os quartos dos hospitais não tem lençóis,( os doentes tem que levar os lençóis de suas casas); não tem agua, os banheiros estão nojentos, a alimentação é terrível.
Se você como turista precissa se tratar,você e atendido num hospital diferente, limpo, organizado, quartos maravilhosos, com ar condicionado e um excelente atendimento, com todos os medicamentos que você precissa e uma alimentação especial. Os cidadões cubanos tem que suportar essas humilhacões do governo. Os estrangeiros recebem um tratamento melhor do que os própios cubanos. Por gentileza, assistam no youtube.com:
“Cuba hospitales(Hijas de Galicias,Luyano)”
“Maria Elvira y las fotos de Mazorra”
“Em Cuba se discrimina a los cubanos”.

Moradia?. Jadson me desculpe, mas você esta completamente por fora sobre Cuba. Como um homem sonhador, você imagina uma Cuba que não existe. A situacão da moradia em Cuba é terrível, sempre tem sido. O governo não tem sido capaz de solucionar a situacão. Imagine que o único bairro novo feito durante a revolução na Havana, chama-se Alamar, hoje é um desastre por a falta de manutenção.
A Havana esta caíndo aos pedaços, e o governo não se importa. Toda ves que cae um predio, o governo constroi no lugar um parque, e assim a gente observa uma Havana cheia de parques. Se a situacão continua assim Havana terá mais parques do que a cidade de Holguin, famosa por a quantidades de parques que tem.
Jadson, você viveu em Cuba durante 8 meses. Você não percebeu a situacão da moradia dos cubanos?. Os cubanos vivem em péssimas condições, paredes com buracos, falta de pinturas, predios que dam medo porque podem caer em qualquer momento. As casas estão feias, e na extrema pobreza. As causas?. O governo, que é o dono(não existe propiedade privada) não da manutenção, não vende materiais a preçõs baratos para que as pessoas consertem as casas, o governo não se importa com as condições de vida do povo. Os dirigentes da revolução moram em casas maravilhosas, se alimentam bem, não tem carências. O governo tem outras prioridades que atender como a exportação de revoluções e justificar seus erros culpando aos USA.
E tem mais, existem problemas familiares pois em uma mesma casa você encontra 3 ou 4 gerações de pessoas morando juntas, mesmo que essa casa
Anônimo disse…
somente tenha um quarto. Assim você encontra que os pais não tem privacidad. Por gentileza, podem assistir no youtube.com
“La vivienda en Cuba-Antunez”
“Cuba, grave situación de viviendas 1 parte”
“Cuba, grave situación de vivendas 2 parte”
“Cuba-escasez de viviendas”

O básico para comer Jadson?.Olha, em Cuba tem muita fome, muita mesma. Não tem alimentos na ilha. Os cubanos ganham um salário miserável. Hoje por exemplo o governo não tem arroz para vender ao povo. E outra coisa, os produtos que o governo cubano vende ao povo são uma miséria, não dá nem para duas semanas, mas são para um mes. Os produtos são: 5 ou 6 libras de arroz, meia libra de feijão preto ou mulatinho, 3 libras de açúcar blanca, 3 libras de açúcar preta, 6 ovos, meia libra de carne moída, meia libra de óleo, um pouco de sal, e um pão diario.Parece que se entenda melhor,um kg tem 2.2 libras. Parece que Cuba está em guerra, e tem sido assim desde o começo da revolução. As crianças quando fazem 7 anos, perdem o direito de beber o leite.
Para os velhinhos a alimentação é a mesma que para toda a população. Tem fome em Cuba, e falta de abastecimento.
Nos hotéis, o turista encontra todas as proteínas que os cubanos não tem nas suas mesas. É uma vergonha, e uma humilhação para o povo cubano.
Por gentileza, podem assitir no youtube.com
“Crisis alimentária en Cuba parte 1”
“Crisis alimentária en Cuba parte 2”

Cuba não tem analfabetos, é verdade. É por isso que os cubanos sabem diferenciar bem as coisas ruins das coisas boas.

Tem drogas em Cuba sim, e não estão sob controle Jadson. Muitos cubanos preferem beber para não pensar. Além do álcool, os cubanos consomem marconha e também cocaína. É só procurar, que você acha as drogas em Cuba. Podem assistir alguns vídeos no youtube.com
“Maria Elvira Live, venta de droga en Cuba y prostitución” “Prostitución en Cuba. Parte 1”
“Prostitución en Cuba. Parte 2”.

A criminalidade é baixa, mas tem assaltos.
Anônimo disse…
somente tenha um quarto. Assim você encontra que os pais não tem privacidad. Por gentileza, podem assistir no youtube.com
“La vivienda en Cuba-Antunez”
“Cuba, grave situación de viviendas 1 parte”
“Cuba, grave situación de vivendas 2 parte”
“Cuba-escasez de viviendas”

O básico para comer Jadson?.Olha, em Cuba tem muita fome, muita mesma. Não tem alimentos na ilha. Os cubanos ganham um salário miserável. Hoje por exemplo o governo não tem arroz para vender ao povo. E outra coisa, os produtos que o governo cubano vende ao povo são uma miséria, não dá nem para duas semanas, mas são para um mes. Os produtos são: 5 ou 6 libras de arroz, meia libra de feijão preto ou mulatinho, 3 libras de açúcar blanca, 3 libras de açúcar preta, 6 ovos, meia libra de carne moída, meia libra de óleo, um pouco de sal, e um pão diario.Parece que se entenda melhor,um kg tem 2.2 libras. Parece que Cuba está em guerra, e tem sido assim desde o começo da revolução. As crianças quando fazem 7 anos, perdem o direito de beber o leite.
Para os velhinhos a alimentação é a mesma que para toda a população. Tem fome em Cuba, e falta de abastecimento.
Nos hotéis, o turista encontra todas as proteínas que os cubanos não tem nas suas mesas. É uma vergonha, e uma humilhação para o povo cubano.
Por gentileza, podem assitir no youtube.com
“Crisis alimentária en Cuba parte 1”
“Crisis alimentária en Cuba parte 2”

Cuba não tem analfabetos, é verdade. É por isso que os cubanos sabem diferenciar bem as coisas ruins das coisas boas.

Tem drogas em Cuba sim, e não estão sob controle Jadson. Muitos cubanos preferem beber para não pensar. Além do álcool, os cubanos consomem marconha e também cocaína. É só procurar, que você acha as drogas em Cuba. Podem assistir alguns vídeos no youtube.com
“Maria Elvira Live, venta de droga en Cuba y prostitución” “Prostitución en Cuba. Parte 1”
“Prostitución en Cuba. Parte 2”.

A criminalidade é baixa, mas tem assaltos.
Anônimo disse…
Existe muita carência, as pessoas estão cansadas da situacão, com fome, sem roupas, sapatos, sem saber como alimentar aos filhos, ou como resolver uma peça para a televisão ou a geladeira que quebrou, ou como ter dinheiro para comprar uma basoura, que custa 50.00 M.N (moeda nacional), ou como resolver o leite para alimentar aos avós que estão doentes. Os cubanos estão sempre pensando como resolver dinheiro para alimentarse, e quando tem dinheiro, então pensam como resolver um pouco de comida. Essa é a vida dos cubanos, baixo uma forte repressão do governo que usa a força com qualquer pessoa que não concorde com o que está acontecendo e expresse suas opiniões.O povo vive com muito medo. Se queixar da situacão significa estar contra a revolução e prissão para qualquer pessoa.

Torturas?. Jadson você não ouviu falar de tortura em Cuba nos últimos 51 anos?.Caro Jadson,você não ouviu falar sobre o acontecido há uns meses com as Damas de Blanco?.Você não viu as imagens?. Foi a primeira ves que o mundo viu o que era capaz de fazer o governo cubano, graças a tecnología, essa que Fidel Castro jamais quis que o povo tivesse. Hoje, os vídeos com os maus tratos a mulheres indefensas tem sido vistos por muitas pessoas no mundo, e até aqueles que sempre defenderam ao governo, se solidarizaram com o povo cubano. Entre eles o diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar, a atriz espanhola Ana Belén, o cantor espanhol Victor Manuel, o escritor peruano Mario Vargas Llosa e muitas outras celebriadades. Eles apoiam a dissidencia e a luta por a libedade e não acreditam no governo abusador, e totalitário dos irmaos Castro. Exemplos de pessoas torturadas há muitos, desde que os revolucionários tomaram o poder na ilha fusilaram e torturaram a todos os opositores sem fazer um juízo decente. Um dos protagonistas destes fusilamentos foi o médico Ernesto Che Guevara, que virou um ídolo em Latinoamérica, mas foi conhecido como um dos verdugos nos fusilamentos em Cuba.
Podem assistir no youtube.com
“Cuba. Muere asesinado Orlando Zapata Tamayo. Preso de Conciencia”
“Muere un preso político cubano tras pasar 85 días en huelga de hambre, testimonio de la madre
”Un ejemplo de abuso policial en Cuba”
“CUBA Madre anciana y prisionero político en huelga de hambre”

Muitos companheiros de Fidel Castro,que perceberam que a Revolução seguia um rumo diferente, quando falaram que não concordavam com o que estava acontecendo, foram levados a prissão a cumprir longas condenas
Anônimo disse…
Existe muita carência, as pessoas estão cansadas da situacão, com fome, sem roupas, sapatos, sem saber como alimentar aos filhos, ou como resolver uma peça para a televisão ou a geladeira que quebrou, ou como ter dinheiro para comprar uma basoura, que custa 50.00 M.N (moeda nacional), ou como resolver o leite para alimentar aos avós que estão doentes. Os cubanos estão sempre pensando como resolver dinheiro para alimentarse, e quando tem dinheiro, então pensam como resolver um pouco de comida. Essa é a vida dos cubanos, baixo uma forte repressão do governo que usa a força com qualquer pessoa que não concorde com o que está acontecendo e expresse suas opiniões.O povo vive com muito medo. Se queixar da situacão significa estar contra a revolução e prissão para qualquer pessoa.

Torturas?. Jadson você não ouviu falar de tortura em Cuba nos últimos 51 anos?.Caro Jadson,você não ouviu falar sobre o acontecido há uns meses com as Damas de Blanco?.Você não viu as imagens?. Foi a primeira ves que o mundo viu o que era capaz de fazer o governo cubano, graças a tecnología, essa que Fidel Castro jamais quis que o povo tivesse. Hoje, os vídeos com os maus tratos a mulheres indefensas tem sido vistos por muitas pessoas no mundo, e até aqueles que sempre defenderam ao governo, se solidarizaram com o povo cubano. Entre eles o diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar, a atriz espanhola Ana Belén, o cantor espanhol Victor Manuel, o escritor peruano Mario Vargas Llosa e muitas outras celebriadades. Eles apoiam a dissidencia e a luta por a libedade e não acreditam no governo abusador, e totalitário dos irmaos Castro. Exemplos de pessoas torturadas há muitos, desde que os revolucionários tomaram o poder na ilha fusilaram e torturaram a todos os opositores sem fazer um juízo decente. Um dos protagonistas destes fusilamentos foi o médico Ernesto Che Guevara, que virou um ídolo em Latinoamérica, mas foi conhecido como um dos verdugos nos fusilamentos em Cuba.
Podem assistir no youtube.com
“Cuba. Muere asesinado Orlando Zapata Tamayo. Preso de Conciencia”
“Muere un preso político cubano tras pasar 85 días en huelga de hambre, testimonio de la madre
”Un ejemplo de abuso policial en Cuba”
“CUBA Madre anciana y prisionero político en huelga de hambre”

Muitos companheiros de Fidel Castro,que perceberam que a Revolução seguia um rumo diferente, quando falaram que não concordavam com o que estava acontecendo, foram levados a prissão a cumprir longas condenas
Anônimo disse…
como o comandante da Revolução Huber Matos, Gustavo Arcos Bernes, entre outros.
Camilo Cienfuegos (comandante preferido do povo) , desapareceu misteriosamente no mar.
Desde os anos 90 a dissidencia em Cuba ganhou força devido as mudanças na Europa do Leste. No ano 2003, 75 jornalistas independentes como você Jadson, foram levados à prissão e torturados por assinar o projeto Varela, o qual pede um plebiscito em Cuba. As Damas de Blanco são as esposas, filhas, mães destes jormalistas. Entre eles estã o médico Oscar Elias Biscet, condenado a 25 anos só por ser dissidente.
Existe outro médico, Darci Ferrer quem foi liberado há uns dias.
Orlando Zapata Tamayo, quem morreu em fevereiro depois de uma greve de fome, foi torturado e sometido a uma greve de sede durante 18 dias.
Todos os presos políticos em Cuba são sometidos a torturas Jadson. O psicólogo e jornalista independente Guillermo Fariñas, quem terminou uma greve de fome de 135 dias na qual pedía ao governo a libertação de 26 presos políticos que estão doentes, também foi torturado as 3 vezes que esteve preso.
Outro ex preso político torturado e em perigo nestes momentos é Ariel Sigler Amaya, outro jornalista que no ano 2003 foi condenado a 20 anos, e que não recebeu atenção médica rápida na prissão quando ficou doente. Ariel Sigler Amaya era um homem de 90 kgs de peso corporal, forte, esportista, campeão de boxe e saudável. Hoje Ariel é um homem destruído por as torturas, os maus tratos, a má alimentação na prissão, e as doenças que pegou lá.
Tem umas semanas que Ariel foi liberado devido á pressão da greve de fome de Fariñas, a pressão internacional, e da igreja cubana. O governo pouco se interessa por a vida dos dissidentes.
No youtube.com

“Testimonios de familiares del prisionero de conciencia cubano Ariel Sigler Amaya 3ra Parte”

“Miguel Sigler Amaya, hermano de Ariel Sigler Amaya pide ayuda para salvar la vida de su hermano”

“Excarcelado Ariel Sigler, Preso Político”
Anônimo disse…
Jadson, para você e para outras pessoas interessadas no assunto Cuba, lhe ofereço algumas formas de conhecer mais sobre essa ilha.
O jornalista espanhol Vicente Botin publicou um livro chamado “Los funerales de Castro”, e recentemente outro livro chamado “Raúl Castro: a pulga que cabalgó el tigre”. Vicente Botín trabalhou durante 38 anos na Televisão Espanhola em programas como Informe Semanal e En Portal. Ele conhece muito bem América do Sul. Ele é o autor de mais de uma centena de reportagens na região. No ano 1999 trabalhou como jornalista na TV na Argentina e outros países de América do Sul. Desde janeiro de 2005 até outubro de 2008, ocupou o mesma função na Havana, desde onde, entre outros acontecimentos, informou da doença de Fidel Castro e o nome do irmao Raúl para lhe substituir .De sua experiência na ilha caribenha, escreveu o livro “Los funerales de Castro”, um retrato crítico da revolução e das terríveis condições de vida dos cubanos depois de meio século de ditadura.

A senhora Juanita Castro, irma de Fidel e Raúl Castro escreveu um libro que foi publicado em outubro passado chamado "Fidel y Raúl, mis hermanos:La historia Secreta”, no qual fala da familia dos Castro, e do comportamento de Fidel Castro.

Uma das melhores médicas cubanas, e ex diretora do Centro Internacional de Restauração Neurológica(CIREN), a senhora Hilda Molina, foi sequestrada por Fidel Castro, quem não lhe permitia viajar para se reunir com a familia na Argentina.Fidel falou para a médica que seu cérebro era propiedade da revolução.
Hilda Molina escreveu um livro chamado “Mi Verdad” no qual fala da revolução cubana e sua decepção com a mesma.

As pessoas interessadas em saber mais sobre Cuba podem pesquisar sobre Carlos Alberto Montaner, escritor e jornalista cubano.

Existe uma campanha de identificação das pessoas que estão maltratando aos dissidentes cubanos. A ideia é levar elas em um futuro aos tribunais para que paguem por os maus tratos, abusos e torturas aos cubanos, como mesmo aconteceu na Argentina e outros países que foram vítimas de ditaduras.
Para ver informacões sobre a campanha de identificacão de aqueles que agredem aos dissidentes, podem assitir no youtube:
“Los Rostros de los represores en Cuba, campaña en Miami ’’
Anônimo disse…
Jadson, para você e para outras pessoas interessadas no assunto Cuba, lhe ofereço algumas formas de conhecer mais sobre essa ilha.
O jornalista espanhol Vicente Botin publicou um livro chamado “Los funerales de Castro”, e recentemente outro livro chamado “Raúl Castro: a pulga que cabalgó el tigre”. Vicente Botín trabalhou durante 38 anos na Televisão Espanhola em programas como Informe Semanal e En Portal. Ele conhece muito bem América do Sul. Ele é o autor de mais de uma centena de reportagens na região. No ano 1999 trabalhou como jornalista na TV na Argentina e outros países de América do Sul. Desde janeiro de 2005 até outubro de 2008, ocupou o mesma função na Havana, desde onde, entre outros acontecimentos, informou da doença de Fidel Castro e o nome do irmao Raúl para lhe substituir .De sua experiência na ilha caribenha, escreveu o livro “Los funerales de Castro”, um retrato crítico da revolução e das terríveis condições de vida dos cubanos depois de meio século de ditadura.

A senhora Juanita Castro, irma de Fidel e Raúl Castro escreveu um libro que foi publicado em outubro passado chamado "Fidel y Raúl, mis hermanos:La historia Secreta”, no qual fala da familia dos Castro, e do comportamento de Fidel Castro.

Uma das melhores médicas cubanas, e ex diretora do Centro Internacional de Restauração Neurológica(CIREN), a senhora Hilda Molina, foi sequestrada por Fidel Castro, quem não lhe permitia viajar para se reunir com a familia na Argentina.Fidel falou para a médica que seu cérebro era propiedade da revolução.
Hilda Molina escreveu um livro chamado “Mi Verdad” no qual fala da revolução cubana e sua decepção com a mesma.

As pessoas interessadas em saber mais sobre Cuba podem pesquisar sobre Carlos Alberto Montaner, escritor e jornalista cubano.

Existe uma campanha de identificação das pessoas que estão maltratando aos dissidentes cubanos. A ideia é levar elas em um futuro aos tribunais para que paguem por os maus tratos, abusos e torturas aos cubanos, como mesmo aconteceu na Argentina e outros países que foram vítimas de ditaduras.
Para ver informacões sobre a campanha de identificacão de aqueles que agredem aos dissidentes, podem assitir no youtube:
“Los Rostros de los represores en Cuba, campaña en Miami ’’
Anônimo disse…
“Los Rostros de los represores en Cuba, parte 2”

Igual que na antiga Europa do Leste, o socialismo em Cuba é um FRACASSO. A economia, a sociedade, TUDO ESTÁ DESTRUÍDO. O país governado por mais do 90 porcento de pessoas com 80 anos, ou mais.
Hoje Cuba está muito pior que em 1959 quando chegou a Revolução, até a industria açucarera é reconhecida como a pior desde 1910. A Revolução só tem deixado destrução, pobreza, repressão, injustiças, falta de liberdades, fome, torturas, infinidades de presos políticos, abuso de poder, divisão de familias, tristezas, dor. Até as glorias cubanas do esporte hoje vivem na mais absoluta miséria.

LIBERDADE PARA OS CUBANOS !
Anônimo disse…
“Los Rostros de los represores en Cuba, parte 2”

Igual que na antiga Europa do Leste, o socialismo em Cuba é um FRACASSO. A economia, a sociedade, TUDO ESTÁ DESTRUÍDO. O país governado por mais do 90 porcento de pessoas com 80 anos, ou mais.
Hoje Cuba está muito pior que em 1959 quando chegou a Revolução, até a industria açucareira é reconhecida como a pior desde 1910. A Revolução só tem deixado destrução, pobreza, repressão, injustiças, falta de liberdades, fome, torturas, infinidades de presos políticos, abuso de poder, divisão de familias, tristezas, dor. Até as glorias cubanas do esporte hoje vivem na mais absoluta miséria.
LIBERDADE PARA OS CUBANOS !