“É FÁCIL PEDIR VOTO PRA LULA”

(Foto: Internet)
“Vocês estão perdendo o tempo aqui, eu e minha família, todo mundo aqui já vota em Lula”

Por Jadson Oliveira (jornalista) – editor deste Blog Evidentemente – em 27/09/2022

“É fácil pedir voto pra Lula, todo mundo gosta dele”, me diz um senhor de uns 70 anos, sentado num tamborete em frente duma casa comercial na pracinha principal do povoado de Lagoa da Boa Vista, município de Seabra, na Chapada, interior da Bahia. Boa recepção a um pequeno grupo de militantes que fazia campanha para “o time de Lula”, a menos de duas semanas da votação.

É fácil, é estimulante. É de atiçar os sentimentos ver uma garota de seus sete anos pedir uma estrela do PT e ficar extasiada ao receber, colar no peito e sair sorrindo pela boca e pelos olhos, como se acabasse de ganhar um presente realmente precioso. Certamente o foi, procuremos nós entender o valor simbólico daquilo para uma garotinha do interior do Nordeste brasileiro!

Tais manifestações são quase unanimidade. Mesmo com a existência dos chamados “cabos eleitorais”, que têm compromissos os mais diversos com determinadas lideranças políticas - às vezes velhos “caciques” - a troco de serviços e mesmo da famigerada “compra de voto”. Ainda, infelizmente, uma instituição que viceja impunemente numa sociedade marcada pela desigualdade social.

Mas, “Lula é Lula”, como a gente diz. Até os velhos e novos “caciques” se dizem lulistas, sinceramente ou não. Afinal, eles não querem se arriscar a contrariar o coração do povo e perder votos para seus candidatos que realmente lhes importam, gente que despreza o povo e se acostumou a mamar no dinheiro público.

Lula é diferente. Apesar de caluniado anos seguidos pela TV Globo, a mando dos gordos capitalistas seus patrões, Lula cada vez mais mora no coração das pessoas simples do interior, do pequeno agricultor, do pequeno comerciante, do trabalhador... Eles não esquecem como foram beneficiados nos governos petistas.

Os militantes – incansáveis sonhadores, às vezes chamados de visionários ou idealistas - vão se acercando para distribuir os “santinhos” e se surpreendem, alegremente, diante da reação do povo:

- Vocês estão perdendo o tempo aqui, eu e minha família, todo mundo aqui já vota em Lula.

- A gente aqui só vota no homem que defende os pobres.

- Vocês me desculpem, vou ser logo sincero, não adianta me pedir voto, eu tô com Lula, eu e o pessoal aqui, disse um jovem trabalhador – daria a ele em torno de 23 anos – sentando no chão, logo após encostar a enxada pra nos atender, nas proximidades do povoado.

Pintou um dizendo-se ainda na dúvida e pintaram dois dizendo-se bolsonaristas. Casos raríssimos. A maioria esmagadora é Lula. Apesar da desgraceira esparramada pelo país por Bolsonaro e seus seguidores, nesses quase quatro anos, a grande maioria teima em ressuscitar a esperança.

Comentários

Laranjeira disse…
Caros amigos(as) e companheiros(as),

Muito bom saber que o clima politico/eleitoral, em Seabra, está tão favorável para nosso candidato. O momento, a realidade , de fato, exige que todas nossas energias sejam gastas para ganhar a eleição. Mas, não custa sonhar: como seria importante e fundamental se tivéssemos, durante o Governo Lula/Alckmin, núcleos de militantes e simpatizantes dos Partidos (a chamada base aliada) conversando, discutindo e deliberando sobre os problemas locais, regionais e nacionais e os rumos/decisões do novo Governo.
Anônimo disse…
Vamos no primeiro turno. É 13.
Deta
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Em viagem no dia 2, cedinho, para ñ perder a eleição, passei pela zona rural de Ipirá. Antes de abrir, já tinha filas nos protões das escolas e o clima era de festa. "Era a hora de dá o troco no genocida" era o q eu via nos sorrisos de cada um.
Na hora de comprar abacaxi, ja em Itaberaba, a moça timidamente me respondeu: Aqui tem eleitor dos 2. Mas eu insisti: Tô achando q tem mais Lula e ela abriu o sorriso e me disse, Apois ñ é mulher? Se Bozo tiver 50 votos, tem muito. Aqui é tudo Lula kkkkk Ela já estava de rouba vermelha, doida pra votar.