SEABRA/CHAPADA: GABRIELLI FARÁ PALESTRA PARA TRABALHADORES RURAIS

Professor de Economia José Sérgio Gabrielli (Foto: Smitson Oliveira)

Os agricultores familiares constituem hoje a maior categoria de trabalhadores na Bahia, com 600 mil famílias, conforme revelou Gabrielli em recente debate em Salvador.

Por Jadson Oliveira – jornalista/blogueiro – editor deste Blog Evidentemente

Agricultores e agricultoras familiares de Seabra, na Chapada Diamantina (interior da Bahia), terão a oportunidade de debater a conjuntura econômica e política na próxima quinta-feira, dia 17, com o professor José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás.

Será pela manhã, a partir das 9 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra, onde estarão reunidos dirigentes sindicais e representantes das 70 associações de comunidades rurais do município, que compõem o CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável).

(No mesmo dia 17, à noite, a partir das 19 horas, Gabrielli participará de outra palestra/debate no auditório do campus da UNEB).

Em recente palestra em Salvador (mês de julho), Gabrielli discorreu sobre o declínio do setor industrial no Brasil nos últimos anos e o papel dominante assumido pelo capitalismo financeiro, também chamado capitalismo improdutivo – não produz, não cria empregos e não tem compromisso nacional.

É a financeirização da economia, com as consequentes mudanças na estrutura do mundo empresarial e também nas relações trabalhistas. Na ocasião, defendeu a busca dum novo modelo de desenvolvimento, capaz de enfrentar a tragédia do desemprego e centrado na luta contra a desigualdade.

Um dado significativo citado por ele em Salvador é que os agricultores familiares constituem hoje a mais numerosa categoria de trabalhadores na Bahia, com 600 mil famílias.

Além de professor titular aposentado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, Gabrielli foi desde jovem militante do movimento estudantil na Bahia. Participou da fundação do PT e da CUT. Recentemente foi secretário do Planejamento do estado. Tornou-se conhecido nacionalmente nos seis anos em que presidiu a Petrobras, durante os governos Lula e Dilma.

Numa das mais recentes entrevistas de Lula, na prisão em Curitiba, o ex-presidente confirmou que seu candidato preferencial ao governo da Bahia, quando da sucessão de Jaques Wagner, era Gabrielli (acabou sendo escolhido o atual governador Rui Costa).

O nosso palestrante tem participado do debate nacional, dentro do PT e no âmbito das forças progressistas, no decorrer deste semestre, em busca de definições políticas da oposição ao governo Bolsonaro.

A sua vinda a Seabra é uma iniciativa de Goiano (José Donizette – militante político conhecido pela ação cultural do Projeto Velame Vivo), contando com o apoio da UNEB, IFBA, CES, APLB-Sindicato, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos partidos PT, PCdoB e PSOL. 

Comentários