ONDE ESTÃO AS SAÍDAS, DO PONTO DE VISTA DOS INTERESSES POPULARES, SOB O IMPÉRIO DO CAPITALISMO FINANCEIRO?

Ladislau Dowbor (Foto: reproduzida da Internet)

O vilão desta história é a financeirização da economia. É sobre isso que este blog está publicando matérias com base em palestre/debate com o professor de Economia José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras.

Por Jadson Oliveira – jornalista/blogueiro – editor deste Blog Evidentemente

De matéria do site Brasil 247 (Ladislau Dowbor: promessa de reformas de Bolsonaro é uma farsa): Economista e professor da PUC-SP, Ladislau Dowbor disse, em entrevista a TV 247, que não há outro caminho para dinamizar a economia do país que não o de gerar emprego e renda para a base da sociedade.

"As reformas são uma farsa. Acompanho a economia de muitos países, trabalhei muitos anos na ONU, acompanhando economias em crise, e não há outra saída além de estimular a economia pela base. Os empresários precisam ter mercado para vender e de crédito barato para investir. No Brasil, estamos quebrando a capacidade de compra da população, o que trava a economia, e taxas de juros para as empresas na faixa de 30% ao ano, enquanto na Europa eles não passam de 2%", analisou o economista, ao programa De Lucca Entrevista.

Dowbor ressalta que as influências externas em nossa economia são secundárias, já que as exportações brasileiras representam 10% do produto interno bruto (PIB), o que nos torna dependentes da dinamização do mercado interno.

"Foi isso que fizeram Lula e Dilma, no que o Banco Mundial chamou de Década Dourada. Você teve estímulo da base da sociedade..."

José Sérgio Gabrielli (Foto: Smitson Oliveira - Seabra/Chapada)
Márcio Pochmann (Foto: reproduzida do Portal Vermelho)
Digo eu: o vilão desta história é a financeirização da economia. É sobre isso que meu Blog Evidentemente está publicando matérias (já saiu a primeira - nesta semana deve sair outra) com base em palestre/debate com o professor de Economia José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras. O título:

NOVA ETAPA DO CAPITALISMO DEIXA ESQUERDA SEM RUMO: "QUANDO ESTÁVAMOS ENCONTRANDO AS RESPOSTAS, AS PERGUNTAS MUDARAM".

Menciono outra matéria (link no blog) com base em palestra do economista Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, que vai numa linha semelhante.

Comentários