A REBELIÃO DOS MEXICANOS – POR FERNANDO BUEN ABAD DOMÍNGUEZ

(Foto: EFE/Sáshenka Gutiérrez - Reproduzida de Página/12)

O México padece da virulência do neoliberalismo e dos embates coloniais do império ianque.

Ninguém pode frear o crime organizado e sua metástase em todas as estruturas sociais e culturais do país. Ninguém pode exercer regulação alguma em matéria de democracia comunicacional. Ninguém pode garantir o direito à educação, o direito ao trabalho, o direito à saúde, o direito à alimentação…

Agora começa o difícil.

Por Fernando Buen Abad Domínguez – parte de artigo traduzido do jornal argentino Página/12, de 03/07/2018.

A vitória de Morena-López Obrador (Movimento de Regeneração Nacional-Andrés Manuel López Obrador) é uma rebelião nas entranhas duma estrutura democrática severamente apodrecida pelo corporativismo de dois partidos políticos (PRI-Partido Revolucionário Institucional e PAN-Partido de Ação Nacional) e por uma lista imensa de vícios e práticas corruptas que levaram à bancarrota institucional de toda a estrutura política. Uma rebelião assediada pela violência macabra desatada por uma falsa guerra contra o “crime organizado”, que na prática não foi senão a militarização “encoberta” de todo o território para colocar as riquezas nacionais a serviço das empresas multinacionais e seus cúmplices locais. Uma rebelião que teve de saltar milhares de armadilhas e emboscadas em todos os tipos odiosos do empobrecimento econômico e das guerras midiático-psicológicas. 

O México padece da virulência do neoliberalismo e dos embates coloniais do império ianque. É um país sequestrado por gerentes - impostos pela via da fraude - para entregar recursos naturais, para explorar a mão de obra. No México até hoje ninguém pode garantir ao povo a defesa nacional e a defesa dos recursos naturais. Ninguém pode garantir o exercício independente da Justiça. Ninguém pode frear o crime organizado e sua metástase em todas as estruturas sociais e culturais do país. Ninguém pode exercer regulação alguma em matéria de democracia comunicacional. Ninguém pode garantir o direito à educação, o direito ao trabalho, o direito à saúde, o direito à alimentação… Ninguém pode assegurar dignidade às pessoas porque uma moral entreguista e rasteira, adoradora do império ianque, serve da forma mais ignominiosa à opressão. Nesse contexto ganha as eleições López Obrador.

Agora começa o difícil. López Obrador se propõe a pacificar o país; acabar com a corrupção e recompor a economia dignificando o trabalho e o salário. Lograr a inclusão dos mais desprezados e a distribuição equitativa do orçamento federal. Isso implica derrotar as máfias que sequestraram o governo e o Estado, para fazer justiça...

O autor é diretor do Instituto de Cultura y Comunicación, Universidad Nacional de Lanús. Segue o link/endereço para quem quiser ler o artigo na íntegra, em espanhol:

https://www.pagina12.com.ar/125781-la-rebelion-de-los-mexicanos

Comentários

Unknown disse…
Parabéns e obrigado por manter-nos informado pelo que acontece no México, experiências que devemos conhecer.