LA HOJILLA: A VOLTA DE MARIO SILVA, O GUERRILHEIRO MIDIÁTICO, À TELA DA VTV



Vídeo reproduzido aqui a partir do portal Aporrea.org

É o programa de 21/02/2015, que marca a volta de Mario Silva à Venezuelana de Televisão (VTV), uma das quatro ou cinco emissoras estatais de TV da Venezuela, agora com um programa semanal, aos sábados, em horário nobre.

Posto aqui no Evidentemente com o propósito de mostrar o tipo de televisão que se faz por lá, dentro do espírito de se contrapor com toda força à campanha anti-chavista da mídia hegemônica, dos meios de comunicação privados. Não é como o Brasil, onde os monopólios de comunicação falam sozinhos e os brasileiros têm suas mentes e corações envenenados diariamente, sem um contra-ponto à altura.

Certamente a maioria dos brasileiros, vendo, lendo e ouvindo diariamente as notícias negativas (somente negativas, mentiras, meias verdades, manipulações) que são divulgadas pela "mídia gorda" brasileira - também pelo mundo inteiro - fica admirada pelo fato do governo chavista de Maduro não já ter caído há muito tempo. Se pelo menos a metade das notícias que os brasileiros escutam e leem sobre a Revolução Bolivariana fosse verdadeira, provavelmente o governo Maduro já teria caído.

E um dos motivos da continuidade do governo chavista - acredito eu - é justamente a existência, internamente, de uma potente rede de mídia contra-hegemônica: emissoras de rádio e TV, jornais diários, portais na Internet e a grande rede de mídias comunitárias e alternativas.

A mídia privada e anti-chavista é forte, inclusive é bem maior em número de jornais e emissoras de rádio e TV, mas a mídia chavista/bolivariana é forte também, dá o combate sem trégua. Veja aí o nosso "guerrilheiro midiático" como atua. É um exemplo para fazer refletir o movimento democrático, popular e de esquerda no Brasil, bem como o governo "progressista" do PT/Dilma/Lula.


Comentários