MAZZAROVICH: "SE A ESQUERDA TEM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO, ENTÃO GOVERNA MAL"

Gabriel Mazzarovich (Foto: Janela sobre a palavra)
Comunicar é parte de governar e é parte de fazer política, sempre foi, mas nesta sociedade é muito mais.
 
Gabriel Mazzarovich: No Uruguai, assim como no mundo inteiro, o tema dos meios de comunicação para a esquerda e para o movimento popular é um tema que apenas recentemente vem sendo tratado como um problema estratégico. Muitos dos nossos companheiros dizem que há governos que governam bem, mas que têm problemas de comunicação. Nós dizermos que se a esquerda tem problema de comunicação, então governa mal. Comunicar é parte de governar e é parte de fazer política, sempre foi, mas nesta sociedade é muito mais. 
 
A democratização da sociedade é estratégia de poder e para fazer o debate da democratização da comunicação é preciso discutir poder. Há setores da esquerda e do movimento popular uruguaio que sequer o reivindicam, que a sua perspectiva estratégica é um programa de governo de cinco anos. Mas a nossa perspectiva estratégica é a revolução, portanto é uma perspectiva estratégica histórica e que necessita da democratização dos meios de comunicação, porque eles são um ponto central do poder. Não há democratização da sociedade possível e nem qualquer projeto de esquerda que implique na ampliação dos direitos sem a democratização dos meios de comunicação.
 
Veja entrevista completa (aí acima é um pequeno trecho) com o jornalista Gabriel Mazzarovich, integrante da Coalizão por uma Comunicação Democrática do Uruguai, que explica como está o tema em seu país. Foi concedida a Renata Mielli, também ativista da mesma área no Brasil (do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - FNDC). Clicar aqui para ler em seu blog Janela sobre a palavra, com o título: Uruguai: Democratizar a comunicação é estratégia de poder. 

Comentários