VENEZUELA: JORNAL 'QUATRO F', DO PSUV, ALIMENTA O ESPÍRITO REVOLUCIONÁRIO




(Fotos: VTV - Venezuelana de Televisão)
A publicação impressa começa com periodicidade semanal; a previsão é torná-la diária no próximo ano.

Da AVN – Agência Venezuelana de Notícias (estatal), de 23/11/2014

Caracas - O presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Nicolás Maduro, declarou que a publicação do jornal 4-F, cuja primeira edição circulou neste domingo, alimenta o espírito revolucionário que está latente na sociedade venezuelana.

(A data 4 de fevereiro é festejada pelos chavistas como a gloriosa rebelião dos militares liderada por Hugo Chávez em 1992; na mídia hegemônica, a data é conhecida como a tentativa frustrada de golpe de Estado liderada pelo então tenente-coronel do Exército).
"Este jornal leva o nome do 4-F, duma data que mais do que estar no calendário é uma força telúrica que está viva. O 4 de fevereiro está vivo, está intacto, é a força revolucionária de Simón Bolívar que voltou com Hugo Chávez, é o motor deste processo constituinte  imparável que continua avançando", expressou neste domingo, após exercer seu direito de voto nas eleições internas do PSUV, que se desenrolam em todo o país para eleger os chefes dos círculos de Luta Popular.

Durante a rebelião de 4 de fevereiro de 1992, a juventude militar reavivou a vanguarda popular que com indignação se manifestava contra a crise do sistema político, criando um vínculo que amadureceria seis anos depois com a vitória eleitoral de 1998 de Hugo Chávez, que abriu passagem para a Revolução Bolivariana.

Continua em espanhol (com traduções pontuais):

Maduro destacó la fortaleza (a força) que ha obtenido en los últimos 15 años este proceso revolucionario, para pasar "por encima de obstáculos, dificultades y errores" y así consolidar la construcción de un sistema socialista que promueve la igualdad y el desarrollo (e o desenvolvimento) socio económico del país.

Asimismo, indicó que el periódico 4-F constituye la herramienta (ferramenta) comunicación del Psuv para impulsar el periodismo (jornalismo) revolucionario y hacer frente a la hegemonía comunicacional de otros medios que responden (correspondem) a los intereses de la oligarquía.

Este periódico (jornal) circulará de forma semanal, en su versión impresa, aunque también será multiplataforma (atuação na Internet) y a partir del próximo año se espera expandir su publicación de forma diaria.

Tradução (parcial): Jadson Oliveira

Comentários