(Foto: Carta Maior) |
O governo argentino acredita que não há nenhuma chance de o presidente Barack Obama intervir a favor da Argentina na disputa com os fundos abutre.
O governo argentino parece ter chegado a um diagnóstico, a um plano de ação e a uma decisão diplomática. O diagnóstico seria o seguinte: não há nenhuma chance de o presidente Barack Obama intervir a favor da Argentina na disputa com os fundos abutre de agora até o final de seu mandato em 2017. O plano de ação consistiria em interpelar Obama sem mediações diplomáticas e em público. A decisão da política externa, que se desprende dos passos anteriores é deixar registrada a existência de um conflito com os Estados Unidos, e já não somente com os abutres. O primeiro passo da decisão foi ter recorrido à Corte Internacional de Haia. O segundo foi a carta enviada na sexta-feira (31) pela presidenta Cristina Kirchner ao seu par da Casa Branca, tuitada por ela mesma nas
O escritório de desclassificação de documentos, presidido por Nancy Soderberg, é importante por suas relações com o mundo da inteligência e da segurança nacional dos Estados Unidos. Na lista de integrantes, acessível clicando em http://1.usa.gov/1qaZZnI, é possível ver que outro dos membros designados pelo Poder Executivo, Martin Faga, tem experiência prévia em um departamento de reconhecimento marginal. Proposto pelo Congresso, o almirante William Studeman exercia anteriormente a função de subdiretor da CIA.
No link http://www.atfa.org/about-us/ é possível ver os doadores da Força de Tarefa norte-americana para a Argentina. Um dos membros e doadores é o fundo Elliot, do abutre Paul Singer. No site da AFTA, um texto proclama que o objetivo é influenciar sobre legisladores e mídia para conseguir que o governo dos Estados Unidos busque um acordo negociado entre Argentina e credores norte-americanos. O texto não diz, mas é óbvio que não se refere aos credores que entraram no acordo de troca da dívida em 2005 ou em 2010. Nesse caso, já há acordos firmados e em vigência.
Sim, como sugere a presidenta, a Nancy Soderberg da ATFA é a mesma Nancy Soderberg da Junta de Desclassificação de Interesse Público, se seria uma funcionária que pressiona a favor de interesses privados e atua buscando exercer influência sobre o mesmo Estado de que faz parte. Não seria somente a famosa porta giratória pela qual um funcionário sai e se transforma em lobista, mas depois deixa de ser e volta a ser um funcionário.trata-se de alguém que faz isso simultaneamente.
Se isto de fato for assim, não fará mais do que confirmar a importância de Singer no sistema político norte-americano. Na próxima terça-feira, 4 de novembro, haverá eleições legislativas. O Senado, hoje nas mãos dos democratas, renovará 33 de 100
O doador dos doadores é Singer, que é também a chave para juntar
Neste bosque - o da verdade, onde também entrou o governo argentino - o lobo de
Tradução: Daniella Cambaúva
Comentários