BOLÍVIA: INICIADA A 1ª. CÚPULA DA JUVENTUDE ANTIIMPERIALISTA INTERNAC IONAL




(Foto: Cambio - jornal estatal boliviano)
A primeira Cúpula Antiimperialista da Juventude dá alertas ao mundo e discute como enfrentar o imperialismo.

Matéria do portal Nodal – Notícias da América Latina e Caribe, de hoje, dia 6

O encontro foi aberto ontem com a participação do ministro de Governo, Carlos Romero, a ministra da Justiça, Sandra Gutiérrez, o governador de Cochabamba, Edmundo Novillo, e representantes políticos do Movimento Ao Socialismo (MAS – o partido de sustentação política do governo de Evo Morales) – Instrumento Político pela Soberania dos Povos (MAS-IPSP).

Estiveram presentes também dirigentes de organizações sociais, jovens de diferentes departamentos (estados) da Bolívia e delegações do Equador, Brasil e Venezuela. Se anunciou que representantes de mais países chegariam no decorrer da jornada.

O objetivo é consensuar um pronunciamento, que será apresentado no encontro do G77.

A dirigente nacional de Juventudes do MAS – IPSP, Esther Torrico, expressou que as propostas dos jovens devem ser levadas ao conhecimento do Mercosul, da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) e da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA).

“Aqui estamos (…) para poder enfrentar o imperialismo, o capitalismo, o colonialismo, o império yanqui, (para mostrar) que a juventude boliviana, latino-americana, não vai ficar quieta”, disse.

Afirmou que estão de pé para defender a democracia e os direitos dos países.

Novillo fez uma reflexão e pediu aos participantes para que investiguem.

“De repente uma das nossas debilidades (o que falta) é que os jovens se dediquem a investigar e a escrever sobre toda esta luta”, afirmou.

Romero questionou o imperialismo e o colonialismo do norte e disse que agora se dão receitas a partir do sul para resolver problemas.

Durante a abertura do encontro, os participantes expuseram seu alinhamento político com o MAS.

Tradução: Jadson Oliveira

Comentários