Incorporar à pauta do
movimento BlogProg a campanha Mostra o DARF, Rede Globo, através das redes e
nas ruas. O objetivo é pressionar a TV Globo a provar que pagou os mais de R$
600 milhões que a empresa é acusada de sonegar à Receita Federal. Trata-se de
fato grave, revelado pela blogosfera e com ampla repercussão nas redes sociais,
mas praticamente ignorado pela imprensa conservadora.
Carta de São Paulo do
IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais – reproduzida do sítio web do
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé (o título acima é deste blog)
“Intensificar a luta pela regulação
democrática da mídia e pela liberdade de expressão”
Com a participação de 399 ativistas digitais de 24
estados da federação, além de milhares de pessoas que assistiram à transmissão
do evento online (e ao vivo) pela TVT, realizou-se nos dias 16, 17 e 18 de
maio, em São Paulo, o IV Encontro Nacional de Blogueir@s
e Ativistas Digitais. O evento confirmou que a blogosfera e as redes
sociais ganham musculatura e maior legitimidade no Brasil, apesar de todos os
obstáculos à ação desta nova forma de militância digital.
No embate de ideias na sociedade, a blogosfera faz hoje o
contraponto ao pensamento único da mídia monopolizada, e abre, assim, espaço
para os movimentos sociais. As eleições de 2010 consolidaram essa importante
trincheira na disputa pela hegemonia nas comunicações. Não é para menos que os
barões da mídia e os setores conservadores, com o seu autoritarismo e seu
histórico desrespeito ao contraditório, atacam de forma tão virulenta a
blogosfera. O ativismo nas redes sociais também revela sua capacidade de
mobilização, como ficou patente – apesar das inúmeras contradições e disputas –
nas chamadas “manifestações de junho de 2013”.
Também é preciso denunciar as intenções de usar o
ativismo digital como pretexto, em muitas partes do mundo, para operações de
ingerência e de intervenções estrangeiras. Não permitiremos que um movimento
legítimo, que luta por direitos digitais e de comunicação, seja manipulado por
interesses imperialistas que visam desestabilizar governos legítimos.
Além dessa militância, que se realiza em rede, de forma
horizontal, a blogosfera brasileira busca caminhos para uma ação mais coesa.
Sempre respeitando as diferenças próprias deste universo amplo e plural, o
esforço é para construir a unidade na diversidade, encontrando pontos de ação
conjunta. Isto explica o fato sui generis de o Brasil já ter organizado quatro
encontros nacionais de blogueiros e ativistas, e de ter realizado um evento
internacional, em 2011, em Foz do Iguaçu (PR).
Graças a essa ação, e unindo-se a outros setores
organizados da sociedade, os ativistas digitais deram sua contribuição para a
importante vitória da aprovação do Marco Civil da Internet, que garante os
princípios da neutralidade da rede, da privacidade e da liberdade de expressão.
A blogosfera também somou forças às entidades que compõem o Fórum Nacional pela
Democratização da Comunicação (FNDC) em defesa do Projeto de Lei de Iniciativa
Popular (PLIP) da Mídia Democrática.
Essas e outras iniciativas, porém, ainda não garantiram
avanços mais significativos na democratização da comunicação. O Brasil ocupa o posto
de “vanguarda do atraso” nesse setor. Em todo o mundo, o debate estratégico
sobre o tema avança. Aqui, porém, ainda patina. Diante dessa realidade, o IV
Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais aponta os principais
desafios do próximo período:
1 – Intensificar a pressão pela regulação democrática da
mídia no Brasil, que proíba os monopólios e a propriedade cruzada, garanta a
complementariedade dos sistemas privado, estatal e público, estimule a
diversidade e a pluralidade informativa, entre outros pontos já inscritos na
Constituição Federal. Aproveitar a campanha eleitoral deste ano para
multiplicar os debates sobre esse tema, com a realização de um ato nacional, e
para exigir o posicionamento dos candidatos. Ampliar a divulgação da campanha
Para expressar a liberdade, liderada pelo FNDC, para aprovação do PLIP (Projeto
de Lei de Iniciativa Popular) da Mídia Democrática. Promover, nos principais
centros das grandes cidades, diversos tipos de ações culturais para
conscientizar a população sobre a necessidade da aprovação da nova lei.
Comentários