DO ‘VIOMUNDO’ A ‘O GLOBO’: “OS ‘BLOGUEIROS PROGRESSISTAS’ SOMOS DE ESQUERDA”



Conceição Lemes, do Viomundo: "De manhã à madrugada, de domingo a domingo, todos os veículos das Organizações Globo privilegiam, ostensivamente, sem o menor pundonor, vozes do conservadorismo brasileiro e internacional. Pior é que travestido de uma falsa neutralidade".

De Salvador (Bahia) - Seleciono aqui duas das respostas dadas pela jornalista Conceição Lemes ao questionário feito pelo jornal O Globo sobre a entrevista concedida pelo ex-presidente Lula a chamados “blogueiros progressistas” na semana passada. Ela está entre os blogueiros convidados pelo Instituto Lula para a citada entrevista e representou o blog Viomundo, que é editado por ela e pelo jornalista Luiz Carlos Azenha.


O jornal dos irmãos Marinho, um dos meios de comunicação que compõem os monopólios da mídia hegemônica no Brasil, estaria fazendo uma matéria sobre o assunto, certamente tentando esculhambar os blogueiros, já que o pessoal da Globo, que ajudou a sustentar a ditadura, defende os interesses anti-povo e anti-soberania e não suporta ver a desenvoltura e o sucesso de blogueiros/jornalistas sérios e honestos, comprometidos com as causas do movimento democrático, popular e de esquerda.


Eis as duas perguntas e respostas:


Como você definiria os “blogueiros progressistas”? Existe uma linha política?


Somos de esquerda.


Defendemos:


Melhor distribuição da renda no país.


Reforma agrária.


Os movimentos sociais por melhores condições de moradia, trabalho, defesa do meio ambiente, saúde e educação.


Regulamentação dos meios de comunicação.


Valorização do salário mínimo.


Política de cotas raciais nas universidades.


Direitos reprodutivos e sexuais das mulheres brasileiras.


Combate à discriminação e promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais


Imposto sobre grandes fortunas.


Financiamento público de campanha.


Reforma política.


Fortalecimento da Petrobras.


Sistema Único de Saúde”.


O que você achou da seleção de blogueiros para a entrevista? Incluiria, por exemplo, representantes da mídia ninja ou blogueiros “de oposição”, como Reinaldo Azevedo?


O Instituto Lula tem o direito de chamar para entrevistar o ex-presidente quem ele quiser.


Engraçado O Globo perguntar isso. De manhã à madrugada, de domingo a domingo, todos os veículos das Organizações Globo privilegiam, ostensivamente, sem o menor pundonor, vozes do conservadorismo brasileiro e internacional. Pior é que travestido de uma falsa neutralidade.


Por que O Globo pode chamar quem quiser e o ex-presidente Lula, não?


Por que as Organizações Globo não dão espaços iguais à esquerda e à direita, garantindo a pluralidade de opiniões?


No dia em que as Organizações Globo garantirem efetivamente a pluralidade de opiniões, respeitando a verdade factual, aí, sim, seus profissionais poderão questionar os nomes escolhidos por Lula”.

Para ler toda a matéria no Viomundo:

Comentários