(Ilustração: do Blog do Miro) |
O resultado mostra que assistir
televisão é hábito de 97% dos brasileiros; o rádio ainda tem grande penetração,
citado por 61% dos entrevistados; e 47% declararam o hábito de acessar a
internet.
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa, de 07/03/2014
Pesquisa
divulgada na sexta-feira (7/3) pelo ministro-chefe da Secretaria da Comunicação
Social, Thomas Traumann, apresenta um relato inédito dos hábitos de consumo de
mídia por parte dos brasileiros. Trata-se do primeiro levantamento efetivamente
nacional sobre o uso dos meios de comunicação, com amostras representativas dos
26 estados e do Distrito Federal, que deverá ser repetido anualmente.
A
metodologia tende a dar mais visibilidade aos meios de longo alcance, como a
televisão e a internet. Essa é uma grande qualidade do estudo, uma vez que os
levantamentos feitos por instituições privadas que representam as próprias
empresas de comunicação cobrem apenas os grandes centros e o alcance da mídia
mais concentrada. A realidade nacional é diferente daquela que se vê a partir
de São Paulo, Rio ou Brasília.
O
resultado mostra que assistir televisão é hábito de 97% dos brasileiros de
todas as idades, gêneros, nível de renda, escolaridade ou localização
geográfica. O rádio ainda tem grande penetração, citado por 61% dos
entrevistados, e, tratando-se de uma pesquisa nacional, que inclui os lugares
mais remotos do país, surpreende que 47% dos consultados tenham declarado o
hábito de acessar a internet.
A
leitura de jornais diariamente é hábito de apenas 6% das pessoas (25% dizem ler
um jornal por semana) e 7% costumam ler revistas semanais.
Há
algumas curiosidades interessantes nos gráficos, como o tempo dedicado por
homens e mulheres à televisão, nos dias úteis e nos finais de semana, e a
diferença de uso em cidades pequenas e nas regiões urbanas com mais de 500 mil
habitantes: em média, a TV fica ligada mais de 3 horas por dia. Durante a
semana, predominam os programas jornalísticos ou de notícias, com 80% de
citações entre três respostas por ordem de lembrança, seguidos pelas
telenovelas, com 48%. Aos sábados e domingos, a preferência muda para programas
de auditório, com 79% das preferências; jornalismo passa a 35% e programas de
esporte aparecem com 27% das escolhas.
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