GLEN GREENWALD DEFENDE ASILO PARA SNOWDEN NA EUROPA OU BRASIL




Edward Snowden (Foto: Internet)
Hamburgo, 28 dez (Prensa Latina) - O jornalista estadunidense Glen Greenwald tem criticado a conduta agressiva de Washington em frente ao ex-contratado do serviço de inteligência NSA Edward Snowden.
No congresso anual do Chaos Computer Clube, a maior associação de hackers na Europa, Greenwald chamou a lutar contra a espionagem e a vigilância dos Estados Unidos.

Em seu discurso, transmitido por vídeo a Hamburgo, o jornalista mostrou-se convencido de que o governo do presidente Barack Obama quer condenar Snowden a pena perpétua se conseguir prendê-lo.

Com condenações em massa, Washington trata de intimidar possíveis imitadores de Snowden, agregou.

"Isto é uma tática efetiva", disse Greenwald em uma videoconferência no Rio de Janeiro.

Simultaneamente, Greenwald, um estreito colaborador de Snowden e ex-redator do diário britânico The Guardian, exigiu de países europeus outorgarem asilo ao ex-contratado.

Países como Alemanha, França ou também Brasil deveriam acolher Snowden apesar de que essa ação teria seu preço político.

"No entanto, Edward Snowden tem pago o preço mais alto para defender a liberdade destes países", destacou o jornalista no evento de Hamburgo.

No congresso anual do Chaos Computer Clube participam ao redor de oito mil especialistas em informática e ativistas para os direitos digitais na Internet e a comunicação.        
                                                             (                                                                                                                                                             (O título acima é deste blog; o título da Agência Prensa Latina é "Glen Greenwald exige asilo para Snowden na Europa ou Brasil")

Comentários