CABRAL, PAES, COSTIN E A PM ADORAM OS BLACK BLOC
"A despeito das boas intenções dos jovens militantes do Black Bloc, eles ajudam a mídia burguesa e os aparatos repressivos a se legitimarem na opinião pública, dão fôlego para Cabral e Eduardo Paes, alimentam o medo no senso comum e desmobilizam diversos profissionais da educação que temem participar das próximas passeatas".
Por Marcio Saraiva, no blog Viomundo, de 09/10/2013 (sugerido por Adilson Filho)
Existe algo que foge ao nosso controle. A ciência política chama de consequências não-intencionais de uma ação racional.
Em outras palavras, a ação é racionalmente correta, lógica, tem um sentido A, mas sem desejar, acaba alcançando um objetivo não desejado que é Y.
Com isso, quero falar dos Black Bloc e sua atuação no interior dos movimentos sociais e grevistas.
Eu não tenho dúvidas que a intenção dos jovens militantes dos Black Bloc é positiva, do ponto de vista da esquerda socialista.
Afinal, eles se inspiram em fontes anarquistas, são contra a opressão estatal e seu braço repressivo, procuram “abrir caminhos” quando os aparelhos repressivos impedem a passagem dos protestos e passeatas, além disso, tem uma ação “protetora” diante doa ativistas, especialmente aqueles e aquelas que são atingidos pela repressão policial. Tudo isso é belo.
Os Black Bloc realizam uma catarse coletiva ao destruir agências bancárias (símbolos da ganância do capital financeiro) e prédios públicos do poder (afinal, os “políticos” são mal vistos mesmo).
Com tudo isso, há um clima simpático a essa jovem organização dentro dos movimentos sociais.
Clicar para ler todo o artigo:
Comentários