GLOVER COMPARA HUGO CHÁVEZ A NELSON MANDELA



Danny Glover protagonizou a série de filmes chamados no Brasil de Máquina Mortífera, ao lado de Mel Gibson
Por Agência Venezuelana de Notícias (AVN – estatal) – reproduzido do portal Aporrea.org, de 29/08/2013

De Caracas - O comandante Hugo Chávez teve uma visão humana e de mundo que só é comparável ao nobre papel que durante 95 anos de vida vem desempenhando Nelson Mandela, Prêmio Nobel da Paz de 1993, herói da luta contra o apartheid (regime racista sul-africano), primeiro presidente democrático da África do Sul e digno de, pelo menos, 250 prêmios e homenagens.

Assim o considera o ator estadunidense Danny Glover, que numa recente entrevista publicada no jornal argentino La Nación afirmou que "é difícil que exista um líder como ele (Chávez) nestes tempos".

Glover, que além de ser intérprete duma variedade de filmes de ação de Hollywood é também reconhecido mundialmente por suas lutas de caráter social, teve uma particular proximidade com o comandante Hugo Chávez, a quem admirou por considerá-lo "um grande homem", cuja partida física muito lamentou.

"Ele não apenas era meu amigo, era meu irmão", disse Glover ao reconhecer que uma visão humana e mundial como a de Chávez só pode ser comparável à de líderes como Nelson Mandela, pois ambos dedicaram sua vida às lutas pela igualdade,  pela justiça, pela dignidade dos povos e pelo respeito aos direitos humanos.

Glover considera que sua proximidade e militância na política é uma atividade de índole social que lhe permite expressar e lutar por suas ideias.

Acrescentou que sua visão de vida é herança de seus pais: "Por meu pai, que me amou desde o primeiro momento que me viu até que morreu. Dele herdei a humildade e de minha mãe a paixão e a autoridade".

Recordou que durante sua juventude trabalhou próximo ao governo e aos movimentos de desenvolvimento comunal, há 40 anos, quando começou seu caminho na área política.

"Creio que ser um bom ator e um bom cidadão são coisas que se unem. A gente deve ser excelente em ambos aspectos da vida".

Atualmente Danny Glover tem 67 anos. Não se considera aposentado do mundo do cinema e, na verdade, há a proposta de voltar a protagonizar em 2015 a quinta parte do filme Arma mortal (1987 – no Brasil foi batizado de Máquina Mortífera), saga em que atuou junto com Mel Gibson.

Comentários