VENEZUELA: GOVERNO E “COMUNEROS” BUSCAM CONSTRUIR O PODER POPULAR



Jorge Arreaza (com microfone, apertando a mão dum "comunero") no lançamento do Plano Comuna ou Nada (Foto: Prensa Vicepresidencia)
Vice-presidente: “É muito importante que tenhamos consciência de que o Poder da Revolução repousa pelo menos sobre três pilares fundamentais: o Poder Popular (o povo, as Comunas, os Conselhos Comunais), o governo (a institucionalidade política, a superestrutura política) e as Missões e Grandes Missões”.

Por Prensa Vicepresidencia – traduzido do portal Aporrea.org, de 09/08/2013, com o título “Proposta realização do Grande Congresso Nacional das Comunas”. O título acima é deste blog.

O vice-presidente Jorge Arreaza, durante o ato de lançamento do Plano Comuna ou Nada, onde se reuniu com representantes de 106 comunas dos estados de Lara, Zulia e Falcón, propôs a criação de dois elementos fundamentais, para a construção e fortalecimento do Poder Comunal.

Arreaza falou da iniciativa de desenvolver um intercâmbio de conhecimentos sobre as comunas (oficina), o qual foi definido como o Encontro Nacional Comunas ou Nada.

A segunda proposta tem como objetivo a constituição dum Grande Congresso Nacional das Comunas, do qual participarão “comuneros e comuneras” de todo o país, que se instalará quando estejam maduras as condições do processo.

O vice-mandatário manifestou que “todas as experiências de cada uma das comunas pioneiras são fundamentais para corrigir o que tenhamos que corrigir, para ajustar o que tenhamos que ajustar. Nós vamos trabalhar sempre de mãos dadas com nosso povo e se o povo com sua experiência diagnostica onde estão os nós críticos, temos que desatá-los imediatamente”.

Também fez um chamado a todos os “comuneros” e as “comuneras”. “É muito importante que tenhamos consciência de que o Poder da Revolução repousa pelo menos sobre três pilares fundamentais: o Poder Popular (o povo, as Comunas, os Conselhos Comunais), o governo (a institucionalidade política, a superestrutura política) e as Missões e Grandes Missões.
Os três pilares são indispensáveis”.

O vice-presidente assinalou que os próximos meses são fundamentais para a consolidação deste processo: “Agosto e setembro são os meses do Poder Popular e das Comunas, para reimpulsioná-las, mas devemos continuar toda a vida e todos os anos a tarefa de construí-las e consolidá-las”.

Durante o ato foi anunciada a aprovação de recursos para o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas: “Contamos com recursos que já foram aprovados no Conselho Federal de Governo, 200 milhões de bolívares (moeda venezuelana) para reimpulsionar as comunas, seus projetos sócio-produtivos, suas necessidades essenciais, seus projetos de infraestrutura de serviços, de mobilidade”, observou Arreaza.

As atividades foram encerradas com a entrega de certificados de registro às Comunas Socialistas do estado de Lara.

Comentários