A VERDADEIRA CHICANA



 

Por Paulo Moreira Leite, no seu blog no portal Terra/Istoé, de 16/08/2013

 

Vamos parar de fingimento e tratar as coisas como elas são. A atitude de Joaquim Barbosa diante dos demais integrantes do STF é inaceitável e pode comprometer o bom desempenho da Justiça.

 
Se isso é grave em qualquer circunstância, é ainda mais grave quando se trata de um processo que admiradores do próprio Joaquim definem como o “maior julgamento do século”.

Joaquim já havia demonstrado esse comportamento em novembro de 2012, quando foi criticado pelo jornal O Estado de S. Paulo por uma atuação que “destoa do que se espera de um ministro da mais alta corte do Justiça do país”.

Cobrando “serenidade” por parte de Joaquim, o jornal ainda escreveu que o presidente do STF “como que se esmera em levar um espetáculo de nervos à flor da pele, intolerância e desqualificação dos colegas”.

A pergunta que esse comportamento obriga a fazer é simples: queremos Justiça ou queremos espetáculo?

E qual espetáculo?


Clicar para ler todo o artigo:



Agressão de Barbosa a Lewandowski

O diálogo está contido no artigo acima, mas antecipo logo aqui para ressaltar que se trata duma agressão e não dum bate-boca, como diz grande parte da imprensa. Chamar isso de bate-boca é ser demasiadamente brando com o ministro Joaquim Barbosa e demasiadamente injusto com seu colega Ricardo Lewandowski.


Celso de Mello – Os argumentos são ponderáveis. Talvez pudéssemos encerrar essa sessão e retomar na quarta-feira. Poderíamos retomar a partir deste ponto específico para que o tribunal possa dar uma resposta que seja compatível com o entendimento de todos. A mim me parece que isso não retardaria o julgamento, ao contrário, permitiria um momento de reflexão por parte de todos nós. Essa é uma questão delicada.


Barbosa – Eu não acho nada ponderável. Acho que ministro Lewandowski está rediscutindo totalmente o ponto. Esta ponderação... 


Lewandowski – É irrazoável? Eu não estou entendendo...


Barbosa – Vossa Excelência está querendo simplesmente reabrir uma discussão...


Lewandowski – Não, estou querendo fazer Justiça!


Barbosa – Vossa Excelência compôs um voto e agora mudou de ideia.


Lewandowski – Para que servem os embargos?


Barbosa – Não servem para isso, ministro. Para arrependimento. Não servem!


Lewandowski – Então, é melhor não julgarmos mais nada. Se não podemos rever eventuais equívocos praticados, eu sinceramente...


Barbosa – Peça vista em mesa!


Celso de Mello – Eu ponderaria ao eminente presidente, talvez conviesse encerrar trabalhos e vamos retomá-los na quarta-feira começando especificamente por esse ponto. Isso não vai retardar...


Barbosa – Já retardou. Poderíamos ter terminado esse tópico às 15 para cinco horas...


Lewandowski – Mas, presidente, estamos com pressa do quê? Nós queremos fazer Justiça.


Barbosa – Pra fazer nosso trabalho! E não chicana, ministro!


Lewandowski – Vossa Excelência está dizendo que eu estou fazendo chicana? Eu peço que Vossa Excelência se retrate imediatamente.


Barbosa – Eu não vou me retratar, ministro. Ora!


Lewandowski – Vossa Excelência tem obrigação! Como presidente da Casa, está acusando um ministro, que é um par de Vossa Excelência, de fazer chicana. Eu não admito isso!


Barbosa – Vossa Excelência votou num sentido, numa votação unânime...


Lewandowski – Eu estou trazendo um argumento apoiado em fatos, em doutrina. Eu não estou brincando. Vossa Excelência está dizendo que eu estou brincando? Eu não admito isso!


Barbosa – Faça a leitura que Vossa Excelência quiser.


Lewandowski – Vossa Excelência preside uma Casa de tradição multicentenária...


Barbosa – Que Vossa Excelência não respeita!


Lewandowski – Eu?  


Barbosa – Quem não respeita é Vossa Excelência.


Lewandowski – Eu estou trazendo votos fundamentados...


Barbosa – Está encerrada a sessão!

Comentários