PROTESTOS DE RUA NO PERU DÃO RESULTADOS ANIMADORES PARA O POVO



Marcha pacífica foi reprimida pela polícia com violência e uso de gases e água (o maior protesto reuniu cerca de cinco mil pessoas em Lima) (Foto: Colectivo Dignidad/Noticieros Televisa)

De Belo Horizonte (MG) – Os chamados “indignados” peruanos, utilizando as redes sociais como canais de comunicação, foram às ruas nestes últimos dias, na capital Lima e em outras cidades, como vem ocorrendo em muitos países, a exemplo do Brasil particularmente durante o último mês de junho. Não chegaram a reunir centenas de milhares como no caso brasileiro, mas, ao contrário do que aconteceu por aqui, os resultados positivos chegaram rapidamente.

Um acordo entre os congressistas para repartir cargos entre as forças políticas – jogando num panelão de fisiologismo e desprezo pelo interesse público tanto governistas como oposicionistas -, um dos alvos mais visíveis das manifestações, foi anulado numa sessão de 20 minutos na quarta-feira, dia 24. Busca-se agora uma saída institucional para desentortar o tal acordo, batizado popularmente de “repartija”, conforme noticiado na cobertura do jornal argentino Página/12, edição de ontem, dia 25 (matéria assinada por Carlos Noriega).

Esta “repartija” (que sugere como tradução “partilha” ou algo por aí, certamente com sentido pejorativo) serviu para repartir cargos - cuja eleição é atribuição do Parlamento - do Tribunal Constitucional (TC), da Defensoria do Povo e do Banco Central da Reserva (BCR) entre os governistas, o fujimorismo (do ex-presidente/ditador Alberto Fujimori, prisioneiro condenado a 25 anos de cadeia por corrupção e crimes de lesa humanidade), o partido do ex-presidente Alejandro Toledo e a direitista Aliança pela Grande Mudança (Alianza por el Gran Cambio).

Os manifestantes lançaram nas ruas toda sua indignação e questionamentos contra os representantes das forças políticas agraciadas no que vamos chamar de famigerado “acórdão”. Um deles, talvez o de maior significado político, pelo que se pode entender da cobertura do Página/12, chama-se Rolando Sousa, que iria compor o estratégico colegiado de magistrados do TC, a máxima instância judicial do país.

Trata-se de ex-congressista fujimorista e advogado de Fujimori, hoje prisioneiro (sua filha, Keiko Fujimori, disputou o segundo turno na última eleição presidencial). Além de tais predicados, Rolando Sousa tem ainda entre seus clientes violadores dos direitos humanos e servidores públicos acusados de corrupção e processados por lavagem de dinheiro.

“Em meio à crise política – transcrevo agora da matéria do diário argentino -, ontem (quarta, dia 24) o presidente Ollanta Humala (que completa no domingo, dia 28, dois anos na presidência) mudou três ministros: os do Desenvolvimento e Inclusão Social, do Comércio Exterior e Turismo, e da Cultura. Três mulheres entram no Ministério para ocupar estes cargos.

(...)

Mas não somente Humala e o governo foram afetados, o descrédito atinge a maior parte da classe política, incluindo quase toda a oposição. A esquerda, que tem uma pequena representação no Congresso, e esteve à margem deste acordo político, o qual criticou duramente, se somou aos protestos cidadãos”.

Comentários