O PAPA FRANCISCO CONSIDERA RECEBER NO BRASIL O GRANDE TEÓLOGO DA LIBERTAÇÃO

Leonardo Boff, numa foto de 2006 (R. Gutiérrez)

Segundo Leonardo Boff, Francisco disse que pretende recebê-lo, mas só depois de terminar a reforma da Cúria

A teologia de Francisco é a de Amós, e não a de Marx

Os teólogos da libertação apoiam o início do papado de Francisco

, do Rio de Janeiro, no sítio do jornal espanhol El País, de 23/07/2013


Ao chegar ao Brasil, o papa pediu um exemplar do livro recém publicado do teólogo ”rebelde” Leonardo Boff, intitulado Francisco de Assis e Francisco de Roma, em que analisa a ruptura que este papa está fazendo na Igreja, com a volta às origens do cristianismo.

“Entreguei o livro ao arcebispo do Rio, monsenhor Orani Tempesta, e ele o entregou ao Papa”, disse-me Boff, que estava de saída para o aeroporto, a caminho de encontros com mais de mil jovens em Santa Catarina e em São Paulo.

Sobre a possibilidade de que Francisco queira se encontrar com o teólogo brasileiro que Bento XVI, o seu antecessor, condenara ao silêncio quando era prefeito da Congregação da Fé, Boff explicou: “Não pude cancelar um compromisso assumido há muito tempo com jovens com quem vou conversar. Por isso, só estarei no Rio no sábado, último dia da visita do Papa.”

Porém, Boff contou o seguinte: “Uma amiga do papa do tempo em que era arcebispo de Buenos Aires e com quem ele fala por telefone toda semana, me disse que lhe perguntou se pretendia me receber e a resposta foi ‘Sim, mas só depois de concluir a reforma da Cúria’.”

Neste caso, o encontro seria oficial, o que não impede que Francisco se encontre no Rio com o teólogo franciscano, um defensor ferrenho da revolução que ele está fazendo na Igreja e que Boff chama de “ruptura”.

Boff confirmou o que havia declarado ao jornal O Globo: Francisco pode reabilitar os mais de 500 teólogos condenados pela Igreja quando foi comandada por Ratzinger e Wojtyla, mas ele acredita que isso não ocorrerá “enquanto Bento XVI viver”.

Comentários