INDIGNAÇÃO NO MÉXICO: FUNCIONÁRIO HUMILHA UM GAROTO VENDEDOR (Abuso de poder - vídeo)



(Foto reproduzida do YouTube)
Por RT.com (Rússia Today/Hoje) – reproduzido do portal venezuelano Aporrea.org, de 25/07/2013

Um vídeo de apenas 36 segundos, que mostra um funcionário (deve equivaler ao nosso "rapa", que no Brasil atua contra os ambulantes) do Ayuntamiento de Villahermosa humilhando um garoto, provocou uma onda de indignação no México.

Na gravação, difundida nas redes sociais sob o título 'Abuso de Autoridade', aparece um funcionário do Ayuntamiento de Villahermosa, em Tabasco, identificado como Juan Diego López Jiménez, que 'apreende' uns pacotinhos de cigarros dum garoto que ganha a vida vendendo vários produtos na rua.

Em seguida, sem sentido algum, obriga o menino, que chora desconsoladamente, a jogar no chão tudo o que levava na sua cesta.

O incidente estava sendo gravado por Carlos Góngora, da televisão local TVX, mas ao que parece o funcionário não se importou em absoluto com a presença da câmara.

O vídeo já tinha recebido mais de 750.000 visitas e mais de 7.000 comentários no YouTube.

A indignação social obrigou o Consistorio a tomar medidas, e pouco depois emitiu um comunicado onde informava sobre a demissão definitiva do funcionário por um "fato lamentável que agride e vulnera os direitos humanos das crianças" e que havia sido "condenado, com toda a razão, pela opinião pública".

O garoto se chama Manuel e tem 10 anos de idade. É originário dos Altos de Chiapas e pertence à comunidade nativa de tzotzil. A Comissão Estatal de Direitos Humanos (CEDH) localizou o menor, que é órfão e vive com uma tia, e lhe ofereceu ajuda psicológica e médica.

 

Comentários