VENEZUELA: ENTRA EM VIGOR A JORNADA DE 40 HORAS SEMANAIS (vídeo)




María Cristina Iglesias, ministra do Trabalho e Segurança Social (Foto: VTV)
A nova jornada de trabalho está prevista na Lei Orgânica do Trabalho, dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (LOTTT), assinada pelo ex-presidente Hugo Chávez na véspera do 1º. de Maio do ano passado, e entra em vigor na terça-feira, dia 7/maio. O próximo passo anunciado pelo governo chavista de Nicolás Maduro é a eliminação total da terceirização, prevista para 2015, outra conquista que consta na LOTTT.

De Salvador (Bahia) - A jornada de trabalho de 40 horas semanais, uma das bandeiras de luta das centrais sindicais do Brasil, será uma realidade na Venezuela a partir da terça-feira, dia 7/maio, conforme foi anunciado pelo presidente Nicolás Maduro numa assembléia de trabalhadores do Metrô de Caracas, categoria à qual pertenceu como motorista de ônibus e onde começou sua militância sindical.


O assunto foi detalhado pela ministra do Trabalho e Segurança Social, María Cristina Iglesias, conforme matéria publicada pelo sítio da Venezuelana de Televisão (VTV – emissora estatal) no dia 3/maio.


Ela explicou que a jornada diurna de 44 horas semanais é reduzida para 40 horas, enquanto a noturna se reduz para 35 horas semanais. Já a jornada mista fica estabelecida em 37 horas e meia. Estabeleceu-se também a garantia de dois dias contínuos de descanso por semana.


Veja vídeo:

Comentários