RÉCORDE DE SUICÍDIOS NAS FORÇAS ARMADAS DOS EUA



O número de suicídios em 2012 supera a quantidade de militares mortos em combate no Afeganistão (Foto: Aporrea.org)
De Salvador (Bahia) – O número de suicídios entre os integrantes das Forças Armadas estadunidenses bateu récorde no ano passado: 349. É o número mais alto desde que começou a contagem, em 2001, e supera os militares dos EUA mortos em combate no Afeganistão no mesmo ano, que chegaram a 310. No ano anterior, 2011, ocorreram 301 suicídios. Os dados constam de matéria divulgada pelo portal venezuelano Aporrea.org, que cita como fontes agências de notícias e a organização icasualties.org.
 
O Exército entra com o maior número de vítimas, 182, enquanto entre o pessoal da Marinha houve 108 suicídios e da Força Aérea 59. “Estamos profundamente preocupados pelos suicídios nas Forças Armadas, que é um dos problemas mais urgentes que enfrentamos", disse Cynthia Smith, uma porta-voz do Departamento de Defesa estadunidense.

Smith assinalou que há diversos fatores que podem contribuir para o suicídio, como problemas financeiros, sociais, emocionais, físicos, mentais e outros. Neste sentido, comentou que os oficiais devem promover ativamente um clima que fomente a coesão e anime as pessoas a buscar ajuda. O Departamento de Defesa já criou em novembro de 2011 o Escritório de Prevenção de Suicídios e atualmente há 9.000 psiquiatras, psicólogos, trabalhadores sociais, enfermeiras especializadas em saúde mental nas clínicas e hospitais militares.

Comentários