EX-DITADOR DA GUATEMALA CONDENADO A 80 ANOS DE PRISÃO

Efraín Ríos Montt foi declarado culpado de genocídio (Foto: Página/12)
Reproduzido de Adital (Notícias da América Latina e Caribe), de 13/05/2013

SOA Watch celebra o veredito de culpabilidade contra o ex-ditador guatemalteco, e graduado da Escola das Américas, Efraín Ríos Montt, que foi sentenciado a 80 anos de prisão.

Celebramos em solidariedade com os mayas Ixil, os sobreviventes do genocídio e dos crimes de lesa humanidade cometidos durante a ditadura (1982-1983).

O general Ríos Montt é o primeiro ex-chefe de Estado que enfrenta um julgamento por cargos de genocídio e crimes contra a humanidade em seu país de origem.

Durante sete semanas houve dúvidas se o sistema de justiça guatemalteco seria capaz de suportar as obscuras forças políticas e as ameaças de violência para oferecer um resultado possível pela evidência apresentada.

Aplaudimos a valentia dos juízes e o veredito em termos enérgicos, que criou um eco de esperança através das Américas e no resto do mundo.

SOA Watch renova a exigência de que a justiça também alcance os que treinaram, equiparam e facilitaram o regime genocida.

Efetivamente, a Escola das Américas formou aos militares guatemaltecos que foram a coluna vertebral dos gabinetes presidenciais sob as ditaduras tanto de Ríos Montt quanto de seu predecessor Romeo Lucas García.

Para ler mais:

Comentários