VENEZUELA: CÁTIA TVE COMPLETA 12 ANOS FAZENDO TELEVISÃO SOCIALISTA E COM O CORAÇÃO



O lema da emissora é “Não assista televisão... Faça-a!” (Foto: Minci)

Estima-se em torno de 300 o número de emissoras de rádio e TV afinadas com o chavismo, dentre os meios de comunicação alternativos e comunitários, um segmento importantíssimo na luta que a Revolução Bolivariana empreende contra a influência dos meios privados hegemônicos. São, como dizem lá, os comunicadores populares. A Cátia Tve é uma das mais fortes entre as comunitárias e um exemplo de criatividade revolucionária do movimento popular.

Por Alba TV (reproduzido do portal venezuelano Aporrea.org, postagem de 31/03/2013)

Caracas - 30 de março de 2013 - Há 12 anos foi ao ar uma emissora de TV que pregava “Não assista televisão... faça-a!”. Em 30 de março de 2001 foi habilitada a comunitária Cátia Tve, o canal 41 de UHF, convertendo-se na primeira deste tipo a legalizar sua transmissão.

Cátia Tve nasce no ano 2000, começa suas transmissões de forma clandestina, como evolução do Cineclube Manicômio, um centro cultural e político que esteve filiado à Federação Venezuelana de Centros de Cultura Cinematográfica.

O espírito desta comunitária é fazer televisão para o bairro, no bairro, com a gente do bairro. É por isso que se encontra na zona popular mais emblemática da cidade de Caracas, em Cátia, paróquia de Sucre,  oeste da capital (paróquia pode ser entendida como um enorme bairro, contendo vários outros menores. Caracas é dividida em 22 paróquias).

A história deste canal está estreitamente ligada à Revolução Bolivariana, uma vez que nasce ao calor de seus acontecimentos. A equipe de Cátia TV participou das discussões com representantes da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) para a criação do Regulamento de Radiodifusão Sonora e Televisão Aberta Comunitária de Serviço Público, com a finalidade de regularizar as transmissões das chamadas “televisões clandestinas” e incentivar a criação das emissoras comunitárias de rádio e televisão na Venezuela, o que colocou o país como pioneiro em matéria de meios comunitários.

Os ataques contra a constitucionalidade, realizados pelas forças políticas da direita apoiadas nos meios de comunicação privados, não deixaram de fora os meios comunitários. Em 11 de abril de 2002, durante o golpe de Estado que derrubou por dois dias o presidente Hugo Chávez, sua transmissão foi suspensa. Depois da restituição da ordem constitucional volta a reiniciar suas transmissões até 10 de julho de 2003, quando o prefeito (da Alcaldía Mayor) de Caracas, Alfredo Peña, a desaloja de sua sede num hospital da cidade. Assim, somente a partir de 11 de julho de 2004 a Cátia TV inicia novamente suas transmissões com maior alcance na cidade e já na sede própria, um velho edifício de cor alaranjada, nas adjacências da estação Caño Amarillo (Amarelo), do Metrô de Caracas.

A equipe de Cátia TV jogou um papel importante durante a restituição do presidente constitucional, Hugo Chávez, logo que foi frustrado o golpe de Estado tentado pela oposição, em abril de 2002, emprestando sua experiência na reativação do sinal do canal do Estado (Venezuelana de Televisão-VTV), o único disponível com cobertura nacional que podia informar o que realmente ocorria nesses momentos de extrema tensão. (A VTV tinha sido tirada do ar pelos golpistas).

Cátia Tve não é simplesmente uma estação a mais de transmissão, é uma escola, é um ponto de encontro para as comunidades organizadas, é um lugar onde não se vê televisão, se faz. Sendo o emblema disto as Equipes Comunitárias de Produção Audiovisual Independentes (ECPAI).

As Ecpai são pequenos coletivos, formados nas instalações do canal, para que façam televisão com a comunidade, a partir da comunidade, para a comunidade. Seus integrantes não necessitam ser profissionais especializados, pois Cátia Tve se encarrega de lhes dar a capacitação, as ferramentas e o acompanhamento necessário para que realizem suas produções. O único requisito é ter vontade de trabalhar.

Hoje, 12 anos depois, é uma alegria ver o edifício alaranjado que abriga os homens e mulheres que fazem possível os sonhos audiovisuais da gente de Cátia, da gente do povo, da gente de Chávez.

Feliz aniversário irmãos, irmãs, compatriotas, camaradas… sigam fazendo a televisão comunitária, televisão humana, televisão socialista, televisão com o coração.

Tradução: Jadson Oliveira                                                        

Comentários