PÉROLA DE VARGAS LLOSA: “O CHAVISMO DESAPARECERÁ, DERROTADO PELA REALIDADE DA VENEZUELA”



Mario  Vargas Llosa, nosso grande escritor peruano/latino-americano/europeu, continua um direitista juramentado (Foto: Aporrea.org)
Por Agências, de 10/03/2013 (traduzido do portal venezuelano Aporrea.org)

Caracas - Convencido de que há que dar um espaço ao riso (ou à gargalhada), o romancista peruano Mario Vargas Llosa afirmou que a revolução bolivariana, liderada pelo falecido presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desaparecerá derrotada pela realidade deste país, com altos índices de criminalidade e corrupção, segundo publicou hoje (10/março) numa coluna em Lima (Peru).

Segundo Vargas Llosa, “esse híbrido ideológico que Hugo Chávez maquinou, chamado a revolução bolivariana ou o socialismo do século XXI, começou já a se descompor”.

“E desaparecerá bem rapidamente, derrotado pela realidade concreta duma Venezuela, o país potencialmente mais rico do mundo, o qual as políticas do caudilho deixam empobrecido, quebrado e inflamado, com a inflação, criminalidade e a corrupção mais altas do continente”, acrescentou o prêmio Nobel de Literatura de 2010.

O galardoado escritor assinalou em sua coluna intitulada “A morte do caudillo”, publicada no diário La República, que a morte de Chávez põe um sinal de interrogação sobre essa política de intervencionismo no resto do continente latino-americano, o qual, num sonho megalômano característico dos caudilhos, o comandante defunto se propunha tornar socialista e bolivariano a golpes de muito dinheiro.

Na opinião do também comentarista político, “a grande tarefa da aliança opositora presidida por Henrique Capriles está em persuadir esse povo de que a democracia futura da Venezuela haverá de se livrar dessas taras que a fundiram, e haverá de  aproveitar a lição para depurar-se dos tráficos mercantilistas, do rentismo, dos privilégios e dos desperdícios que a debilitaram e a fizeram tão impopular”.

Quer dizer, de uma vez por todas, Vargas Llosa começou a fazer campanha pela MUD (Mesa da Unidade Democrática, articulação dos partidos oposicionistas).

Comentário do Evidentemente: Nosso Vargas Llosa, o grande escritor peruano/latino-americano/europeu – autor do espetacular Conversa na Catedral (Conversaciones en la Catedral) e outros -, mudou-se mesmo pras bandas da direita com tudo, continua um direitista juramentado.

Comentários