SALVE JORGE! SALVE O CARNAVAL DE SALVADOR!

Por Emiliano José - jornalista, escritor e deputado federal pelo PT da Bahia (ou suplente de deputado, pois está sempre assumindo e desassumindo)

Faz anos que discuto o carnaval de Salvador, os recentes carnavais ao menos. Desde vereador, no início dos anos 2000, faço a crítica do modelo elitista, que exclui os negros e pobres, que se baseia na adoração do deus mercado, que se baseia exclusivamente na acumulação de capital, que virou um grande negócio para alguns poucos apaniguados. Não, não me venham com a ladainha de que é assim mesmo, que não há jeito, que são as regras do jogo, que o capitalismo é isso aí, não me venham com argumentos de naturalização da exclusão.

Fiquei feliz com a explosão de João Jorge, uma explosão consciente, lúcida, que disse ser o carnaval de Salvador o carnaval de uma artista só, Ivete Sangalo, a grande mãe branca, protagonista do ridículo "Cansei" ali pelo agosto de 2007, orgulhosa ao lado da medrosa Regina Duarte e de Ana Maria Braga, entre tantos cansados, como lembrou Altamiro Borges, de O Vermelho, recentemente. Cansaram de falar, de bradar, e recolheram-se para o bem de todos e felicidade geral da Nação. O "Cansei" tornou-se ridículo.

João Jorge, presidente do Olodum, um dos mais respeitáveis e brilhantes blocos negros de Salvador, em entrevista à Folha de S. Paulo, recentemente, disse que o carnaval da Bahia é discriminatório, segregador, uma grande exclusão em benefício de uma minoria. 

(Para ler mais em Bahia 247)

Comentários

Anônimo disse…
Detesto Ivete Sangalo!