A SAGA DAS CINCO: ITALIANO FILMA COMPANHEIRAS DE CUBANOS PRESOS NOS EUA


"As Esposas Cubanas" mostra como vivem as esposas, mães e filhas dos antiterroristas, capturados em 1998 pelo FBI

Por Daniella Cambaúva

“A saudade, a dor, a necessidade de tê-lo ao meu lado... Quando estou trabalhando, me sinto útil. Porém, quando fecho a porta, fico sozinha. Dói, dói muito. Porque é injusto!”. O desabafo de Rosa Aurora Freijanes Coca sai com dificuldade, engasgado. Tentando resistir às lágrimas, a cubana narra os últimos 14 anos em que esteve longe do marido, Fernando González Llor.
 

A solidão não é a única dificuldade que Rosa enfrenta. Sua vida se tornou uma luta constante pela libertação do companheiro desde 12 de setembro de 1998, quando ele e outros 12 agentes cubanos foram presos pelo FBI nos Estados Unidos. O grupo que integrava, Rede Vespa, estava infiltrado em organizações de extrema-direita de Miami para investigar ações de boicote a Cuba. Na época, táticas anticastristas – como jogar pragas em lavouras cubanas, interferir nas transmissões da torre de controle do aeroporto de Havana e instalar bombas em hotéis – eram bastante frequentes.
 

Após serem descobertos, quase todos foram presos. Somente um dos 14 conseguiu escapar. Oito fizeram acordos, enquanto cinco foram condenados: Fernando González, René González, Antonio Guerrero e Gerardo Hernández Ramón Labañino. Fernando pegou 22 anos. Mas Rosa não está sozinha na luta contra as condenações. Ao lado dela estão também Olga Salanueva, Elizabeth Palmeira e Adriana Pérez, esposas de René, Ramón e Gerardo, estes últimos condenados a duas penas de prisão perpétua e perpétua mais 216 meses de prisão, respectivamente.
 

É justamente essa história, das cinco mulheres, que o documentarista italiano Alberto Antonio Dandolo conta em seu último trabalho, The Cuban Wives [As Esposas Cubanas]. A proposta, conforme explicou em entrevista a Opera Mundi, é mostrar como vivem as esposas, mães e filhas dos cinco. “O documentário, em primeiro lugar, é um documentário de investigação humana, antes se ser político". (Para ler mais em Opera Mundi)

(A saga dos "cinco cubanos" presos nos Estados Unidos é contada pelo brasileiro Fernando Morais no livro "Os últimos soldados da Guerra Fria").

Comentários