PARA CONHECER A NOVA DIREITA NO BRASIL (E O INSTITUTO MILLENIUM)


Detalhe de banner do Endireita Brasil (reprodução Viomundo)

"Há dezenas de blogs de direita explícita rolando na internet. Mas o mais importante deles é um portal que se chama Instituto Millenium. É um senhor portal. Perdão, ele não se assume de direita. Mas nem precisava se assumir. O flerte com a direita é explícito. Basta conhecer a lista dos institutos associados, OSCIPs ou ONGs criados depois do Millenium – Movimento Endireita Brasil, Mises Brasil, Instituto Ling, Instituto Liberal, Instituto Liberdade, Instituto de Estudos Empresariais…

Dez ao todo. Ou consultar a lista de livros indicados com destaque para Por que Virei à Direita, assinado por Luiz Felipe Pondé, João Pereira Coutinho e Denis Rosenfield. O curioso é que o contraponto a esse lançamento da Editora Três Estrelas (de propriedade do grupo Folha de S. Paulo) – A Esquerda que Não Teme Dizer seu Nome, de Vladimir Safatle da mesma editora – é tacitamente ignorado.

Por trás de um nome solene, Millenium, não poderia haver menos solenidade no organograma. Os dirigentes fazem parte do Conselho de Governança, há Câmaras de Doadores, de Mantenedores, o linguajar remete aos tempos dos Cavaleiros da Távola Redonda".

Este trecho aí é dum longo artigo "Alex Solnik: a vanguarda popular da direita sai do armário", que li no Vi o Mundo, blog do jornalista José Carlos Azenha. Nos informa da atuação da direita, especialmente de jovens direitistas. Quem quiser ler, clique aqui.

Outro artigo bem informativo sobre a ação atual da direita brasileira, focando no trabalho desenvolvido pelo Instituto Millenium, é do jornalista baiano (vivendo em Brasília) Leandro Fortes, da revista Carta Capital - "Saudades de 1964". Li também no Vi o Mundo, está aqui o link.


Comentários