"A LIBERDADE DE IMPRENSA É A VONTADE DO DONO DA IMPRENSA"



Presidente equatoriano Rafael Correa
– Que aconteceu com Anita Pastor? – perguntou o presidente equatoriano Rafael Correa quase ao final da entrevista que deu ao canal espanhol 24 Horas a propósito de sua participação na Cúpula Íbero-americana de Cádiz. Ana Pastor, que havia realizado uma tensa reportagem com Correa há un ano, foi despedida da emissora quando ficou à frente um escolhido pelo novo governo do Partido Popular. A jornalista perdeu a voz pela surpresa e conseguiu dizer somente um “Já não está”. “Não diziam que na Espanha havia independência nos meios de comunicação e que por profissionalismo os jornalistas garantiam essa independência? Desde que se inventou a imprensa, a liberdade de imprensa é a vontade do dono da imprensa. Não nos enganemos – retrucou o presidente.

– O senhor também tem recebido críticas por isso – se defendeu a jornalista.

– Me enaltecem essas críticas, porque diga-me quem te critica e te direi quem es. Deverias conhecer os meios de comunicação do meu país –encerrou Correa.

(Notinha da capa do jornal argentino Página/12, de 17/11/2012)

 

Chávez faz juramento sobre a “moribunda” Constituição

 

“Juro diante de Deus, juro diante da Pátria, juro diante de meu povo que sobre esta moribunda Constituição impulsionarei as transformações democráticas necessárias para que a República nova tenha uma Carta Magna adequada aos novos tempos. Juro”.

 

Juramento originalíssimo do presidente Hugo Chávez ao tomar posse em 2 de fevereiro de 1999. Sua primeira batalha na presidência da Venezuela foi a feitura de uma nova Constituição, aprovada em referendo popular de 15 de dezembro de 1999.

Comentários

Dedetizadora disse…
Parabenizo a presidente Dilma Roussef pelo recado dado aos que, no intuito de se manter no poder a qualquer custo, e agindo contra a vontade do povo brasileiro, engendram artimanhas para pôr freio na liberdade de imprensa e no trabalho de órgãos de fiscalização e controle.

Abraços,
Dedetizadora